Caravana de Direitos Humanos para o Envelhecimento Digno começou hoje (15) em Garanhuns

publicado: 15/10/2014 14h01,
última modificação: 15/10/2014 14h04

Secretarias municipais participaram da ocasião neste primeiro dia

Está acontecendo, no Sesc Garanhuns, a I Caravana de Direitos Humanos para o Envelhecimento Digno. A iniciativa teve início hoje (15) e segue até a sexta-feira (17) com programação durante todo o dia. A caravana é realizada pela Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco (Sedipi), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), do Governo de Estado, com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Garanhuns.

As Secretarias de Assistência Social, Educação e Governo estiveram presentes na ocasião, que tem como principal objetivo discutir o fortalecimento da política da pessoa idosa nos municípios pernambucanos. Nesse primeiro dia, a programação foi destinada a prefeitos e representantes, gestores das políticas públicas, promotores de justiça e dirigentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Representantes de municípios do Agreste Meridional, Setentrional e Central também participaram do momento.

Amanhã (16), as atividades terão início às 8h e seguem até às 17h. O encontro desta quinta-feira terá como tema “Discutindo o Enfretamento à violência contra a pessoa idosa” e terá como público alvo conselheiros, delegados de polícias civis e militares, gestores e profissionais de saúde.

Confira, abaixo, a programação para esta quinta-feira:

ENCONTRO – “DISCUTINDO O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA”

Público Alvo – Conselheira (o)s, Delegado (a)s de Polícia e Policiais Civis e Militares, Gestores e Profissionais de Saúde.

8h – Credenciamento e Café da manhã com Prosa;
8h40min – Acolhimento;
9h – Mesa Redonda – “Discutindo o Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”;
“Enfrentando à Violência Contra a Pessoa Idosa”– 45min (PAULA REGINA) – Coordenadora do Ciappi;
“O Papel do Setor Saúde Frente à Violência Contra a Pessoa Idosa”– 45min (LUCYANA MOREIRA/ SANDRA SOUZA) da SES/PE;
As Denúncias: O Que Fazer? Como e pra Onde Encaminhar a Demanda? – 45min (DR. ERONILDO RODOLFO DE FARIAS) – Conselheiro do CEDI e Delegado da Delegacia do da Pessoa Idosa.
11h15min – Intervalo;
11h30min – Debate;
12h – Intervalo para Almoço.
13h – Importância e Fortalecimento dos Conselhos (NIEDJA GUIMARÃES) – Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDI);
14h – Oficina “Operacionalização e Funcionamento dos Conselhos – Dificuldades e Soluções”;
O Trabalho de Grupo – Facilitadora: PAULA REGINA MACHADO;
16h – Apresentação dos Resultados dos Grupos;