publicado: 05/12/2014 13h46,
última modificação: 05/12/2014 13h46

Com o objetivo de treinar agentes de Defesa Civil, a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), numa parceria com a Prefeitura de Garanhuns e apoio do Ministério da Integração Nacional, realizou ontem (04) e hoje (05) o Módulo Agreste da Oficina de Defesa Civil. A capacitação tem o objetivo de preparar os profissionais para o gerenciamento de abrigos em situação de desastres naturais. A iniciativa teve a presença de representantes de municípios do Agreste Meridional, Agreste Central, além da participação das áreas da Mata Sul e Sertão do estado.

De acordo com o capitão Pablo Felipe, que ministrou as aulas, foram enfatizadas as soluções das problemáticas naturais. “Mostramos como montar e organizar um abrigo em caso de um desastre, esse é o foco. Como tirar uma determinada quantidade de pessoas de um local e leva-los para outro, etc. Tivemos a participação do Corpo de Bombeiros nas simulações”, conclui.

Após os desastres naturais registrados nos anos de 2010 e 2011, na Mata Sul e Mata Norte de Pernambuco – considerados um dos maiores desastres do Brasil -, a preocupação também aumentou. O major Adriano Alves, que também esteve na ocasião, enfatizou que outros cursos já foram realizados em Garanhuns. “Esse foi mais um momento que trouxe conhecimento e preparou todos eles. A Defesa Civil precisa estar preparada para ajudar a população em qualquer situação”, disse.

Capacitação para gerenciamento de abrigos em desastres naturais é encerrada em Garanhuns 3 Capacitação para gerenciamento de abrigos em desastres naturais é encerrada em Garanhuns 2

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Ruthe Santana