Capacitação para gerenciamento de abrigos em desastres naturais é encerrada em Garanhuns

publicado: 05/07/2018 15h33,
última modificação: 05/07/2018 15h33

Treinamento contou com presença de municípios do Agreste Meridional e Sertão

05 de julho de 2018

O segundo módulo da série de oficinas de Proteção e Defesa Civil da região Agreste de Pernambuco está sendo encerrada nesta quinta-feira (5), em Garanhuns. Com o objetivo de promover a capacitação das equipes que atuam diretamente no socorro de vítimas de desastres naturais – intensificados em períodos chuvosos –, o treinamento foi dividido em dois módulos. A parte prática acontece hoje, no Parque Euclides Dourado, bairro Heliópolis. Ontem (4), as aulas teóricas foram realizadas na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga).

A oficina é executada pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), sendo pensada diante das inúmeras vulnerabilidades dos municípios e seus registros de desastres naturais, incluindo enchentes, ocorridos pelas alterações climáticas globais, e que deixam as cidades sujeitas a situações de emergência e estado de calamidade pública. De acordo com dados oficiais, com a chegada do inverno, a quantidade de catástrofes também pode aumentar.

De acordo com o engenheiro civil Thiago Amorim, que coordena a Defesa Civil local, o momento é de grande importância para o dia a dia de ações dos coordenadores e agentes em geral. “A capacitação serve como atualização, para estarmos prontos para as emergências. Nós vimos diversos tópicos, desde a gestão de abrigos até a colocação de lonas plásticas”, comenta.

Fotos: Camila Queiroz