Capacitação de conselheiros é debatida entre representantes de Assistência Social

publicado: 09/06/2017 13h45,
última modificação: 09/06/2017 13h45

Políticas públicas voltadas para o idoso foram a temática central do evento, realizado nesta sexta-feira (09)

da Assessoria de Imprensa

09 de junho de 2017

O Governo Municipal, representado pela titular da pasta de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Célia Sobral, participou nesta sexta-feira (09), de uma apresentação com a promotora de justiça e coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa, Yélena de Fátima Monteiro Araújo, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O momento contou com a presença de secretários da área de Assistência Social de 18 municípios, e representantes do poder legislativo municipal, que debateram a proposta do projeto “DignaIDADE”, que acontece em parceria com a Escola de Contas Públicas do Estado, e está voltado para capacitação de conselheiros municipais de direitos da pessoa idosa.

Durante a ocasião foi avaliada a viabilidade de um calendário que possa atender a formação dos profissionais e aperfeiçoamento das entidades de cada município. A iniciativa visa promover a participação política e o exercício dos direitos da pessoa idosa; propondo que o conselho seja responsável por acompanhar, fiscalizar e apresentar políticas públicas na área do idoso. “O conselho é um instrumento de controle social, e entender como funciona sua estrutura é essencial para que os municípios possam estar alinhados em seus debates e solicitações junto aos órgãos de nível estadual”, declarou Yélena.

A titular da pasta de Assistência Social e Direitos Humanos evidenciou a importância do debate para fomentar a integração entre a secretaria e o órgão deliberativo. “Esse encontro é uma oportunidade essencial para que possamos conversar com o Ministério Público e expor a nossa atuação junto ao idoso aqui no município, sempre priorizando a atuação em conjunto, através de órgãos como o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso e em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, para assim aprimorar a prestação de políticas públicas na área”, afirmou a secretária municipal, Célia Sobral.

Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)

Fotos - DignaIDADE - Aquilles - 09.06 (1)

Fotos - DignaIDADE - Aquilles - 09.06 (2)

Fotos - DignaIDADE - Aquilles - 09.06 (4)