Campanha Laço Branco / SecMulher realiza caminhada em Garanhuns

Momento fez alusão ao Dia Nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres, vivenciado nesta segunda-feira (06)Campanha Laço Branco / SecMulher realiza caminhada em Garanhuns
[…]

Leia mais…

publicado: 07/12/2021 11h55,
última modificação: 07/12/2021 11h55

Nesta segunda-feira (06) o Brasil vivencia o Dia Nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres – campanha Laço Branco. A Secretaria da Mulher (SecMulher) de Garanhuns realizou na manhã de hoje uma caminhada alusiva à campanha. Com concentração em frente à sede da Secretaria seguindo em direção ao Relógio de Flores, o momento contou a participação do Prefeito Sivaldo Albino, das secretárias Betânia Monteiro (Mulher) e Sandra Albino (Cultura), além do secretário-geral da Codeam, Cayo Albino.

Durante a caminhada, os participantes também acompanharam a declamação do cordel “Diga não ao machismo!” da cordelista garanhuense Carla Montanha. O Prefeito Sivaldo Albino falou do simbolismo em participar de uma campanha em que os homens são atuantes na causa: “O combate à violência contra a mulher não pode ser uma causa exclusivamente feminina; pelo contrário, nós homens precisamos lutar por esta pauta principalmente porque não é uma luta contra os homens, mas sim contra o agressor. Juntos conseguiremos dar um fim a este mal”, reforça.

Campanha Laço Branco – O dia 6 de dezembro foi instituído no Brasil pela Lei nº 11.489/2007, como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data remete ao assassinato em massa em uma Escola Politécnica de Montreal, Canadá. Marc Lepine, de 25 anos, invadiu a sala de aula, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, matando 14 mulheres. Ele se suicidou em seguida, mas deixou uma carta justificando que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia. No Brasil, a campanha é coordenada pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), composto por um conjunto de organizações não governamentais e núcleos acadêmicos.

Com informações do site www.gov.br

Fotos: Thomas Ravelly