Calendário de Eventos 2016 é oficializado em Garanhuns

publicado: 18/12/2015 13h39,
última modificação: 18/12/2015 13h40

Grade de programação de festividades foi apresentada durante coletiva de imprensa, na manhã de hoje (18), no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga)

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretarias de Turismo (Setur) e Cultura (Secult) divulgou, durante coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (18), o Calendário de Eventos 2016. A definição da grade de festividades de grande porte foi embasada numa pesquisa, que avaliou o desempenho de cada evento, levando em consideração os investimentos, o público, a geração de renda e a participação de artistas locais.

Estão confirmados para o próximo ano a terceira edição do Viva Dominguinhos – com data prevista para acontecer de 21 a 23 de abril; o Festival de Inverno (FIG) – previsto para ser realizado, em parceria com o Governo do Estado, em julho e o Natal Luz – sendo de 18 de novembro a 31 de dezembro.

Com base nos resultados do levantamento, o Garanhuns Jazz Festival (GJF) foi suspenso do calendário de eventos de 2016. A titular da pasta de Turismo, Gerlane Melo, destacou os motivos. “A decisão foi tomada de maneira coletiva por outras Secretarias da gestão envolvidas nesse trabalho de planejamento, de uma forma consciente. A gente teve a sensibilidade da importância do evento, porém com a crise econômica que todos os municípios estão passando, nós tínhamos que abrir mão de um dos grandes eventos que realizamos. E o resultado do levantamento nos trouxe os dados de que o Jazz era o que tinha o maior custo/benefício. Ele foi suspenso, mas deve ser retomado em 2017”, pontuou a secretária.

O Carnaval nos Bairros de Garanhuns 2016 acontecerá normalmente. A festa de rua é realizada nos bairros Boa Vista e Magano, de 05 a 09 de fevereiro. “Manteremos a tradição da festa nos bairros mais antigos da cidade com apresentações culturais ao longo do período carnavalesco, além do Desfile das Virgens. Iremos formatar como o ano passado. O carnaval tem crescido. Todo mundo observa que o nosso carnaval de rua é diferenciado, em que a população participa e brinca com tranquilidade”, ressaltou a secretária de Cultura, Cirlene Leite.

O controlador municipal, Glauco Brasileiro, evidencia a importância do município em trabalhar nos conformes da legislação de transparência e de gestão fiscal. “Esse planejamento de eventos é necessário para que tenhamos noção de como será o ano nas mais variadas áreas. Essa decisão só reforça o nosso comprometimento de pensar com responsabilidade em orçamento e a execução dele”, diz.

O calendário de eventos de médio porte, que contam com realização de outras instituições e apoio direto da Prefeitura de Garanhuns, também foi divulgado durante a ocasião, e permanecem na grade, sendo eles: o espetáculo Jesus, Alegria dos Homens; Bienal Internacional do Livro; Festival Internacional de Literatura Infantil (Filig) e o Revezamento da Tocha Olímpica.

A apresentação oficial, utilizada na coletiva, será enviada ainda hoje.

Calendário de Eventos 2016 é oficializado em Garanhuns 2 Calendário de Eventos 2016 é oficializado em Garanhuns 3


Texto: Cloves Teodorico e Jacqueline Menezes

Fotos: Ezandra Ribeiro

Informações para a imprensa:

(87) 3762.0109 (Secom/PMG)