Blitz Maria da Penha invade as ruas de Garanhuns durante o Dia Internacional da Mulher

publicado: 08/03/2017 14h24,
última modificação: 08/03/2017 14h24

Ação é parceria da Secretaria da Mulher, Polícias Civil e Militar, AMSTT e Ceapa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

por DANIELA BATISTA

No dia 8 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em todo o mundo, ações que combatem a violência de gênero são realizadas durante a data. Em Garanhuns, o Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher (Secmul), vem realizando desde o início do mês, momentos que colocam o assunto em pauta. Durante esta quarta-feira (8), a Secmul, em parceria com a Polícia Militar e Civil, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e o Centro de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) está realizando uma ação preventiva de enfrentamento à violência contra a mulher, por meio da Blitz Maria da Penha. A ação está sendo feita em vários pontos da cidade.

As blitz estão funcionando de forma itinerante, e já passou pela Cohab III, Manoel Chéu e Avenida Dantas Barreto. Os carros abordados recebem um adesivo que contém o número de telefone do WhatsApp Mulher. Qualquer pessoa que queira denunciar alguma situação de perigo pode ligar ou mandar mensagem para esse número, e uma equipe do 9º Batalhão da Polícia Militar irá tomar as medidas necessárias para que o caso seja resolvido. O número é (87) 98139-1576.

A enfermeira Maria José, de 54 anos, foi uma das abordadas pela Blitz e comentou que acha importante esse tipo de ação. “Acho muito importante essa conscientização, não só hoje que é Dia da Mulher, mas todos os dias” comentou Maria José. O empresário Jânio Soares recebeu as informações da equipe da campanha e fez questão de colar o adesivo em seu carro. “A gente vive em uma sociedade muito violenta, onde a mulher ainda é discriminada. A Lei Maria da Penha é muito importante para que haja uma punição a quem pratica violência contra a mulher. Esse tipo de campanha da Secretaria da Mulher é muito significativa porque demonstra que nossa sociedade está avançando na preservação aos direitos da mulher”, frisou o empresário.

A delegada Débora Bandeira, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), também comentou sobre a parceria com a Secmul. “Essa campanha é de suma importância para que a gente leve essa mensagem de conscientização para as pessoas. Esperamos que a mensagem passada hoje seja bem acolhida pela população. Sem essa união de esforços, não seria possível alcançar os resultados que temos alcançado. É importante que a população traga a informação para nossos órgãos para que possamos tomar as providências imediatas e as mulheres ameaçadas consigam sair dessa situação de risco e sejam reintegradas à sociedade”, comentou a delegada. Durante janeiro a novembro de 2016, foi registrada uma baixa de 3,5% no número de ocorrências registradas na Deam em relação ao mesmo período do ano anterior.

A responsável pela pasta, Eliane Simões Vilar, retificou que o Dia Internacional da Mulher é, acima de tudo, um dia de reflexão, onde as pessoas devem se conscientizar a respeito da sociedade machista em que vivemos. “Estamos em pleno século XXI e ainda temos que fazer ações informativas e preventivas para dizer que a violência contra a mulher é um crime.” Em seguida, ela comentou sobre a parceria entre os órgãos da cidade. “Iniciamos o dia com essa grande ação, em parceria com a Polícia Militar e Civil, AMSTT e Ceapa, nossas grandes parceiras e apoiadoras. Estamos fazendo uma blitz educativa, adesivando os carros das pessoas que permitirem. Nesse adesivo está o número do WhatsApp Mulher, que faz parte do 9º BPM Conectado. Qualquer pessoa que detecte uma mulher em situação de perigo pode ligar ou mandar mensagem para esse número e o atendimento é imediatamente priorizado”, finalizou.

Além da Blitz, a Secretaria da Mulher também continua com o Projeto Movimento nas instituições públicas e privadas da cidade. Amanhã (9), o projeto continua na Unidade Básica de Saúde do Indiano e na Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE). Panfletagens são realizadas com o intuito de explicar os serviços que a pasta oferece.

Fotos: Daniela Batista – Secom/PMG
Data: 08/03/2017