GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio AMSTT Blitz Maria da Penha invade as ruas de Garanhuns durante o Dia Internacional da Mulher

AMSTT

Blitz Maria da Penha invade as ruas de Garanhuns durante o Dia Internacional da Mulher

Ação é parceria da Secretaria da Mulher, Polícias Civil e Militar, AMSTT e Ceapa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher por DANIELA BATISTA No dia 8 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em todo o mundo,...

Publicado em

Ação é parceria da Secretaria da Mulher, Polícias Civil e Militar, AMSTT e Ceapa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

por DANIELA BATISTA

No dia 8 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em todo o mundo, ações que combatem a violência de gênero são realizadas durante a data. Em Garanhuns, o Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher (Secmul), vem realizando desde o início do mês, momentos que colocam o assunto em pauta. Durante esta quarta-feira (8), a Secmul, em parceria com a Polícia Militar e Civil, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e o Centro de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) está realizando uma ação preventiva de enfrentamento à violência contra a mulher, por meio da Blitz Maria da Penha. A ação está sendo feita em vários pontos da cidade.

As blitz estão funcionando de forma itinerante, e já passou pela Cohab III, Manoel Chéu e Avenida Dantas Barreto. Os carros abordados recebem um adesivo que contém o número de telefone do WhatsApp Mulher. Qualquer pessoa que queira denunciar alguma situação de perigo pode ligar ou mandar mensagem para esse número, e uma equipe do 9º Batalhão da Polícia Militar irá tomar as medidas necessárias para que o caso seja resolvido. O número é (87) 98139-1576.

A enfermeira Maria José, de 54 anos, foi uma das abordadas pela Blitz e comentou que acha importante esse tipo de ação. “Acho muito importante essa conscientização, não só hoje que é Dia da Mulher, mas todos os dias” comentou Maria José. O empresário Jânio Soares recebeu as informações da equipe da campanha e fez questão de colar o adesivo em seu carro. “A gente vive em uma sociedade muito violenta, onde a mulher ainda é discriminada. A Lei Maria da Penha é muito importante para que haja uma punição a quem pratica violência contra a mulher. Esse tipo de campanha da Secretaria da Mulher é muito significativa porque demonstra que nossa sociedade está avançando na preservação aos direitos da mulher”, frisou o empresário.

A delegada Débora Bandeira, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), também comentou sobre a parceria com a Secmul. “Essa campanha é de suma importância para que a gente leve essa mensagem de conscientização para as pessoas. Esperamos que a mensagem passada hoje seja bem acolhida pela população. Sem essa união de esforços, não seria possível alcançar os resultados que temos alcançado. É importante que a população traga a informação para nossos órgãos para que possamos tomar as providências imediatas e as mulheres ameaçadas consigam sair dessa situação de risco e sejam reintegradas à sociedade”, comentou a delegada. Durante janeiro a novembro de 2016, foi registrada uma baixa de 3,5% no número de ocorrências registradas na Deam em relação ao mesmo período do ano anterior.

A responsável pela pasta, Eliane Simões Vilar, retificou que o Dia Internacional da Mulher é, acima de tudo, um dia de reflexão, onde as pessoas devem se conscientizar a respeito da sociedade machista em que vivemos. “Estamos em pleno século XXI e ainda temos que fazer ações informativas e preventivas para dizer que a violência contra a mulher é um crime.” Em seguida, ela comentou sobre a parceria entre os órgãos da cidade. “Iniciamos o dia com essa grande ação, em parceria com a Polícia Militar e Civil, AMSTT e Ceapa, nossas grandes parceiras e apoiadoras. Estamos fazendo uma blitz educativa, adesivando os carros das pessoas que permitirem. Nesse adesivo está o número do WhatsApp Mulher, que faz parte do 9º BPM Conectado. Qualquer pessoa que detecte uma mulher em situação de perigo pode ligar ou mandar mensagem para esse número e o atendimento é imediatamente priorizado”, finalizou.

Além da Blitz, a Secretaria da Mulher também continua com o Projeto Movimento nas instituições públicas e privadas da cidade. Amanhã (9), o projeto continua na Unidade Básica de Saúde do Indiano e na Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE). Panfletagens são realizadas com o intuito de explicar os serviços que a pasta oferece.

Fotos: Daniela Batista – Secom/PMG
Data: 08/03/2017
Atendimento à imprensa:
3762.0109

Blitz_Maria_Da_Penha_Garanhuns_Dia_Da_Mulher_2017_Secmul_4 Blitz_Maria_Da_Penha_Garanhuns_Dia_Da_Mulher_2017_Secmul_5 Blitz_Maria_Da_Penha_Garanhuns_Dia_Da_Mulher_2017_Secmul_8 Blitz_Maria_Da_Penha_Garanhuns_Dia_Da_Mulher_2017_Secmul_9 Blitz_Maria_Da_Penha_Garanhuns_Dia_Da_Mulher_2017_Secmul_10 Blitz_Maria_Da_Penha_Garanhuns_Dia_Da_Mulher_2017_Secmul_11

 

Redimensionar Fonte
Contraste