Avaliação Nacional da Educação inicia dia 17 em Garanhuns

publicado: 14/11/2014 15h52,
última modificação: 14/11/2014 15h52

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública passarão por avaliação

De 17 a 24 de novembro, os alunos da Rede Municipal de Ensino irão participar da Avaliação Nacional da Educação (ANA). A prova será aplicada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do ciclo de alfabetização. A ANA é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do Ensino Fundamental, produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino, bem como concorrer para a melhoria da qualidade da educação e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional, são os principais objetivos da ANA.

A avaliação utilizará questionários contextuais e teste de desempenho que irão conferir o nível de alfabetização e letramento dos alunos em português e matemática. A ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras.  Tanto a aplicação quanto a correção da prova serão feitas pelo Inep.


Texto: Samara Pontes [Com informações do portal Inep]
Imagem: Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)