Avaliação aponta que aprendizagem na Rede Municipal de Garanhuns cresceu mais de 40%

publicado: 08/03/2024 13h37,
última modificação: 08/03/2024 13h37

Os investimentos na educação em Garanhuns estão gerando resultados expressivos, conforme revelado pela Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (ADAG). Em apenas dois anos, houve um aumento de 41,7% na aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Mais de 12 mil alunos foram avaliados e o resultado destaca as políticas educacionais implementadas na cidade.

Os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram avaliados em Língua Portuguesa, leitura, interpretação e produção de texto, além de Matemática. Essas avaliações são conduzidas em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), ao longo de três anos, possibilitando a observação dos avanços nas habilidades das crianças e adolescentes.

“Esse resultado nada mais é do que o retrato da Rede Municipal de Garanhuns, através do compromisso e competência dos professores, equipes gestoras e todos os profissionais envolvidos na educação municipal. Garanhuns pode e deve ocupar lugar de destaque pela sua vocação como celeiro educacional”, expressou Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.

O Programa Aprendentes, que foi assegurado recentemente pela Lei Municipal nº 5.120/2023, vem identificando defasagens na aprendizagem dos estudantes e, a partir disso, buscando estratégias para fortalecer as habilidades necessárias para que acompanhem e dominem o currículo do ano em curso. A avaliação servirá como um guia para as formações continuadas dos professores, que ocorrem regularmente todos os meses.

“O processo desencadeia uma análise pedagógica profunda dos resultados. Gestores escolares, professores e escolas envolvidas participam ativamente desse processo, utilizando os resultados para subsidiar o planejamento de atividades e a recomposição da aprendizagem. Durante esta semana participamos de um momento imersivo para analisar cada dado e propor aos professores estratégias que possam ser usadas em sala de aula”, afirmou Carlos Barros, diretor de Ensino.

No próximo sábado (09), será iniciado o Ciclo Formativo 2024 para os professores da Rede Municipal de Garanhuns. Os resultados da ADAG serão debatidos e serão apresentadas propostas pedagógicas que possam trazer mais desenvolvimento na educação.