Aulas do ProJovem Campo têm início em Garanhuns

publicado: 24/04/2015 16h33,
última modificação: 24/04/2015 16h33

Ontem (23), alunos, professores e gestores
participaram da aula inaugural do projeto

Foi realizada na noite de ontem (23), a aula magna do ProJovem Campo – Saberes da Terra. O momento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (Seduce) e reuniu os alunos, professores e gestores das escolas contempladas com o programa. As instituições de ensino situadas nos distritos de São Pedro, Miracica e na comunidade quilombola do Castainho terão suas aulas iniciadas hoje (24), à noite.

A solenidade contou também com a apresentação cultural da Caravana da Indústria do Conhecimento (IDC) e palestra com o tema “A importância da Educação do Campo” com o doutor em Ciência Política e Sociologia e professor adjunto da UFRPE/UAG, Valdir Eduardo. Valdir atua nos temas relacionados à desigualdade social, violência, pobreza, reforma agrária e sociedade. A ocasião contou também com a apresentação dos profissionais, com informações gerais sobre o programa.

A iniciativa é um programa do Governo Federal que oferece ensino e qualificação profissional voltada ao meio rural. O ProJovem Campo oferta o acesso e a elevação da escolaridade aos jovens agricultores, entre 18 e 29 anos de idade, que não concluíram o ensino fundamental. O curso será concluído em dois anos e intercala tempo-escola e tempo-comunidade, sempre respeitando as características culturais da população do campo. Os alunos também recebem uma bolsa de R$100 reais a cada dois meses, além de transporte e alimentação escolar.

Em São Pedro, recebem a ação, as escolas Maria Aurineide Martins Acioly (sítio Riacho Fundo), Oscar Francisco da Silva (sítio Cachoeirinha dos Franciscos). Em Miracica, turmas também foram implantadas na Escola Salomão Rodrigues Vilela (distrito) e na Escola Antônio Alves Cavalcante (sítio Mochila). No Castainho, a escola contemplada foi a Virgília Garcia Bessa.
Aulas do ProJovem Campo têm início em Garanhuns2 Aulas do ProJovem Campo têm início em Garanhuns3

Texto: Samara Pontes
Fotos: Secretaria de Educação