GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio FIG 2018 Audiência pública define detalhes sobre organização do 28º FIG

FIG 2018

Audiência pública define detalhes sobre organização do 28º FIG

Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado na manhã desta quinta-feira (12) 12 de julho de 2018 Com o intuito de preservar os direitos da população e dos turistas que irão participar da 28ª edição do Festival de Inverno de...

Publicado em

Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado na manhã desta quinta-feira (12)

12 de julho de 2018

Com o intuito de preservar os direitos da população e dos turistas que irão participar da 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e definir detalhes sobre o evento, uma audiência pública foi realizada na manhã desta quinta-feira (12), na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Garanhuns. Participaram da discussão representantes de órgãos públicos de segurança e trânsito, representantes das secretarias municipais e Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A audiência foi presidida pela promotora de Justiça Marinalva Almeida e foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o qual consta diversas questões práticas relacionadas ao evento. Correções no termo do ano passado foram ajustadas e novas pontuações foram discutidas na reunião. A questão da superlotação do espaço de realização do evento foi uma das ações discutidas. Ficou acordado que a Praça Cultural Mestre Dominguinhos poderá ser fechada quando a capacidade de público for alcançada. A ação será de iniciativa da Polícia Militar (PM), sendo precedida de uma comunicação à organização do evento.

Não será permitida a entrada de copos ou vasilhames de vidro, ou coolers (recipientes de bebidas e alimentos) no local do evento. A orientação é que os comerciantes de alimentos e bebidas sirvam os produtos em materiais descartáveis. Em relação às barracas e camarotes, todos deverão ser abastecidos das 8h às 16h30, e a área terá que ser fechada, impreterivelmente, até às 17h. A entrada para o camarote será permitida apenas pela entrada principal da Praça Mestre Dominguinhos, na Av. Nilo Peçanha.

Não será permitido o acesso de menores de 12 anos de idade que estejam desacompanhados. Também será proibida a entrada de menores de 18 anos de idade sem acompanhamento dos pais, responsáveis ou parentes ascendentes e descendentes colaterais até o terceiro grau. A fiscalização será realizada pelo Conselho Tutelar e por 20 socioeducadores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos que estarão distribuídos nas cinco entradas do Palco Principal, realizando, também, ações preventivas.

Assim como em edições anteriores, será mantido o Centro de Acolhimento, para as crianças que estiverem em situação de vulnerabilidade durante o evento, que será no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Ainda durante o FIG, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estará atuando de forma preventiva em situações de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Entre às 15h e 17h, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Polícia Militar irão fazer uma ronda na Praça Mestre Dominguinhos, com o intuito de localizar adolescentes com menos de 18 anos e sem acompanhamento de responsáveis, proibidos de ficarem no local. As polícias Militar e Civil também terão um ponto de apoio no Centro Cultural.

Ficou estabelecido, na audiência, que a Secretaria de Saúde disponibilizará serviço de urgência e emergência, com equipe especializada durante os dias do evento, até o fim da última atração do Palco Principal. Ainda no local, haverá uma equipe profissional, para atendimento ao consumidor, nos casos que envolvam questões sanitárias ou de ofensas à qualidade do serviço prestado.

Quanto ao horário do evento, a Polícia Militar informou que foi acordado com a Fundarpe que os shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos serão encerrados às 03h nas sextas-feiras e aos sábados, e de domingo à quinta-feira, às 01h. Admitindo-se tolerância de até meia hora caso haja falha de equipamento. O Palco Pop, localizado na última edição em frente ao Parque Euclides Dourado, estará realocado em frente à entrada do Terminal Rodoviário de Garanhuns. A Polícia Militar também terá um ponto de apoio próximo ao local. Mais de 200 policiais civis e 270 policiais militares estarão em operação durante a festa. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) estará de plantão durante todo o evento. O 28º Festival de Inverno de Garanhuns acontece entre os dias 19 a 28 de julho.

Texto e fotos: Daniela Batista – Secom/PMG
Informações à imprensa: (87) 3762-0109

Redimensionar Fonte
Contraste