Muitas crianças puderam sentir de perto a magia do teatro. Outras comunidades quilombolas também são beneficiadas com ações culturais
As apresentações tiveram início pontualmente às 17h e a criançada já estava atenta para cada luz que acendia e para cada movimento que era feito no palco. Cerca de 200 pessoas, dentre crianças e adultos, marcaram presença no Polo Castainho, no quilombo Tigre. Todos, de alguma forma, puderam interagir com o grupo teatral. Gargalhadas não faltaram.
O grupo teatral Mototóti, de Porto Alegre (RS), encenou o espetáculo “Flor da Vida”, em que retrata a vida real dos atores principais, Fernanda Beppler e Carlos Alexandre, que após se casarem, um grande incêndio acaba com tudo que os dois possuíam, exceto seus objetos de palhaço. Após isso, eles, acreditando que nada acontece por acaso, vão em busca da realização o seu grande sonho, fazer teatro. E a partir daí surge esse espetáculo, Flor da Vida, mostrando uma história de superação e amor na vida a dois.
Maria da Luz, 37 anos de idade, moradora da comunidade, pode definir o momento. “Durante todo o ano ficamos esperando esse momento aqui no quilombo, além de alegria pra minhas crianças, querendo ou não, isso aqui também é cultura. Eu não levo pra cidade, mas pra esse palco eu fico contando as horas”, ressaltou a moradora em risos. As apresentações culturais seguem até amanhã (24). Confira a programação completa das comunidades quilombolas no FIG pelo portal: WWW.garanhuns.pe.gov.br.
Texto: Luanny Porto
Fotos: Nichole de Andrade
Informações para a imprensa: (Secom/PMG)