Artistas garanhuenses levam espetáculo para o sertão do estado

publicado: 14/08/2017 10h46,
última modificação: 14/08/2017 10h46

O Coletivo Tear está passando por Carnaíba e Afogados da Ingazeira com “Luanda Ruanda – Histórias Africanas”

por DANIELA BATISTA
14 de agosto de 2017

O Coletivo Tear é um grupo de produção artística, formado em Garanhuns, que leva teatro, música, literatura e artes visuais para o público. Desta vez, o sertão do Pajeú está sendo palco para o espetáculo “Luanda Ruanda – Histórias Africanas”, produzido pelo grupo garanhuense e escrito por Stephany Metódio. Pela manhã, a comunidade quilombola Gameleira, em Carnaíba, está recebendo a obra. Durante a tarde, será a vez do Quilombo Umbuzeiro Leitão, em Afogados da Ingazeira.

A montagem conta com uma narração de histórias afro-brasileiras, encenadas pela atriz e contadora de histórias, Stephany Metódio, e pelo o ator Leo Silva. O público pode conferir uma série de fábulas, mitos e lendas do universo folclórico.

A iniciativa de levar a obra para as comunidades quilombolas do sertão pernambucano foi criada em 2016, a partir do incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco. Os quilombos Conceição das Crioulas, de Salgueiro, e Águas Claras e Livramento, de Triunfo, já fizeram parte do roteiro das contações de histórias que valorizam a identidade negra.

Coletivo Tear Luanda Ruana_Amanda Pietra (2)

Foto: Amanda Pietra