Aniversário de Dominguinhos foi de música no Parque Euclides Dourado

publicado: 13/02/2017 17h28,
última modificação: 14/02/2017 08h31

A primeira Roda de Sanfona do ano foi realizada em homenagem aos 76 anos de Dominguinhos

por Gabriela Ramos

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo e Cultura realizou no Parque Euclides Dourado neste domingo (12) a primeira edição da Roda de Sanfona do ano, com o objetivo de comemorar os 76 anos de Dominguinhos. Durante toda a tarde o Parque esteve movimentado, contando também com a Feira do Parque, que comercializa artesanatos, plantas e pratos da gastronomia, assim atraindo moradores e turistas. Foram mais de 10 apresentações e muito forró do começo ao fim.

O ritmo disseminado pelo filho ilustre de Garanhuns, José Domingos de Moraes, foi evidenciado por músicos de toda a região. Um dos destaques foi a participação de Matheus André, natural de Garanhuns, que com apenas oito anos já toca sanfona desde os quatro e compõe a Orquestra Sanfônica de Garanhuns. Apresentaram-se ainda Os Coroas do Forró, Matheus Cordeiro, Zezinho Barros do Acordeom, Messias e a Morena Forrozeira, Andrea Forró Total, Biu do Forró, Aline Lopes, Erivelton (Banda Pisa na Fulô), Bebeto Oliveira, Banda Esquenta Coração e Pedrinho Pontes (Forró Pesado). A professora aposentada, natural de Garanhuns, Ivalnice Lucia esteve prestigiando a Roda de Sanfona com a família. “Gosto muito de forró e de dançar. Estou achando uma maravilha e ver o parque cheio é maravilhoso,’’ destacou.

Esta movimentação rendeu também para quem estava expondo produtos na Feira do Parque. A comerciante de acessórios infantis Edjane, 30 anos, participa da Feira desde novembro e estava radiante com os resultados. “A Roda de Sanfona com certeza atrai mais gente, o lucro é maior, esperamos mais edições aqui’’ comentou.

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros, a Roda de Sanfona é uma forma de incentivo aos músicos. “Colocamos uma estrutura de palco, uma banda base e todos são convidados a participar para tocar o seu forró. Temos participação de zabumba, sanfona, triângulo, gaitas e tudo que eleva o nome do forró pé-de-serra do nosso estado”, explicou. Ela comenta ainda que a intenção é proporcionar mais um polo atrativo para que os visitantes que cheguem à cidade tenham uma programação diferente. “Já temos um projeto para levar a Roda de Sanfona para outros pontos turísticos de Garanhuns, para que esse público vá até lá e conheça. Já levamos para os bairros e vamos voltar a levar”, explica.

O projeto Roda de Sanfona acontece uma vez por mês e em breve terá divulgada a data da próxima edição.

Aniversario Dominguinhos parque Euclides - Edmea Ubirajara - 12_02_17 (43)

Aniversario Dominguinhos parque Euclides - Edmea Ubirajara - 12_02_17 (18)

Aniversario Dominguinhos parque Euclides - Edmea Ubirajara - 12_02_17 (21)

Fotos: Gabriela Ramos e Edméa Ubirajara – SECOM/PMG
Data:13/02/2017
Atendimento à imprensa:
3762.0109