GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação Alunos da Rede Pública de Garanhuns participam da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Educação

Alunos da Rede Pública de Garanhuns participam da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Secretaria de Educação e Esportes selecionou os melhores textos para a etapa estadual A Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) escolas da Rede Pública de Garanhuns fizeram adesão a 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, no primeiro semestre deste...

Secretaria de Educação e Esportes selecionou
os melhores textos para a etapa estadual

A Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) escolas da Rede Pública de Garanhuns fizeram adesão a 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, no primeiro semestre deste ano. A olimpíada, que acontece bienalmente, realiza um concurso de produção textual, a partir de alguns gêneros, e premia as melhores produções dos alunos da rede pública de todo o Brasil. A iniciativa é uma realização do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Participam do momento professores e alunos da Rede Pública – do 5º ao 9º do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. O educador inscrito teve a função de orientar os alunos a escreverem um texto, de própria autoria, sobre o tema “O lugar onde vivo”. As categorias do tipo de produção de texto foram divididas da seguinte forma: 5º e 6º ano do ensino fundamental (gênero poema); 7º e 8º ano do ensino fundamental (gênero memórias literárias); 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio (gênero crônica) e do 2º e 3º ano do ensino médio (gênero artigo de opinião).

Etapas da Olimpíada – Na primeira etapa, realizada de fevereiro a agosto deste ano, a escola ficou responsável por desenvolver oficinas referentes à categoria de cada turma. Após esse período, os alunos produziram textos que passaram pela comissão julgadora escolar, que é responsável por selecionar as produções e enviá-las à Seduc. A segunda etapa, realizada no período de 18 de agosto a 12 de setembro, correspondeu à realização da avaliação das produções textuais pela Comissão Julgadora Municipal, que teve por objetivos: avaliar os textos recebidos das comissões julgadoras escolares e selecionar as melhores produções para a etapa estadual.

A Comissão Julgadora Estadual terá início no dia 25 de setembro e segue até o dia 10 de outubro. Após isso, as comissões regionais e nacionais serão realizadas com o resultado final no dia 28 de novembro. Confira, abaixo, a relação com os nomes dos textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal, para a etapa estadual da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro:

(Poema)

Escola Municipal Manoel Correia Evangelista
Texto: A Poesia de um lugar
Aluna: Ranielly Borges dos Santos
Professora: Luciana Pereira da Silva Clmentino

Escola Municipal Professora Giselda Vieira Belo
Texto:
Garanhuns, uma joia do Agreste Pernambucano
Aluna: Samara Beatriz Araújo Gomes
Professor: Arnaldo Gomes da Silva Filho

(Memórias literárias)

Escola Municipal José Brasileiro Vila Nova
Texto: O Modo de Viver no Passado
Aluna: Thalyta Quirino do Nascimento
Professora: Maria Teresa Silvestre Teixeira

Escola Municipal Professora Giselda Vieira Belo
Texto: Olhares sobre a Cidade das Flores
Aluna: Daiane de Oliveira Silva
Professor: Arnaldo da Silva Filho

(Crônica)

Escola Governador Miguel Arraes de Alencar
Texto: Garanhuns Cidade das Flores
Aluno: José Diego Bernardo Silva
Professor: Cristiane Bernardo Ramos Lucas

Escola Municipal Professor Letácio Brito Pessoa
Texto: Garanhuns e seu tempo festivo
Aluno: José Gabriel Silva de Siqueira
Professora: Elissandra Sales da Silva

(Artigo de Opinião)

Escola Estadual Duque de Caxias
Texto: O futebol e suas faces
Aluna: Ana Victória Feitosa Rodrigues
Professora: Cordulina Machado Cavalcanti Ferreira


 

Texto: Samara Pontes
Imagem: Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste