Alunos da Rede Municipal participam da seletiva do concurso literário

publicado: 16/05/2017 18h27,
última modificação: 16/05/2017 18h27

Crianças declamaram cordéis de Edilene Soares, homenageada da 3ª Bienal Internacional do Livro do Agreste

Por DANIELA BATISTA e GABRIELA RAMOS
16 de maio de 2017

Durante a manhã e tarde desta terça-feira (16), alunos da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns participaram da seletiva do concurso literário realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O concurso dispõe de três categorias: desenhos, para alunos do 1º ao 3º ano e declamação de cordéis para alunos do quarto e quinto anos, e do sexto ao nono anos. O resultado da seletiva será divulgado na próxima quinta-feira (18), durante a abertura da 1ª Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, dentro da III Bienal Internacional do Livro do Agreste, às 19h, na quadra do Colégio Diocesano de Garanhuns.

A supervisora da Secretaria de Educação, Elma Alencar, conta que o objetivo do concurso é incentivar o gosto pela literatura desde cedo. “O intuito desse concurso é que a gente desperte esse gosto pelo cordel e pela literatura como um todo. Além de promover mais uma homenagem à nossa professora e cordelista, Edilene Soares. As crianças estão declamando seus cordéis . A equipe julgadora irá fazer essa seleção e na abertura da I Jornada Pedagógica teremos a premiação do primeiro, segundo e terceiro lugares das três categorias”, explica Elma.

Concurso literário Garanhos_Gabriela Ramos_160517 (3) Concurso literário Garanhos_Gabriela Ramos_160517 (2)A aluna Suelane de Souza Araújo da Escola Manoel Correia Evangelista , de 10 anos de idade, conta que está na expectativa de ganhar o concurso. “Meu cordel foi sobre a primavera. Tive a ajuda da professora Luciana e espero ganhar”, afirma. Edilene Soares, uma das homenageadas da Bienal e parte integrante do júri do concurso, agradeceu pela criação do concurso que visa estimular às crianças ao contato com a literatura. “É uma emoção muito grande poder participar de um concurso literário onde envolve o cordel. Eu agradeço ao Governo Municipal de Garanhuns por ter tido essa sensibilidade de valorizar o cordel em um evento tão grandioso como é a Bienal. Tenho certeza que a partir dessa iniciativa, o cordel vai ser muito mais visto. É uma cultura do povo, me sinto muito emocionada e privilegiada”, finaliza.

Fotos: Gabriela Ramos – Secom/PMG