Água utilizada na irrigação de hortaliças é foco de operação conjunta em Garanhuns

publicado: 27/05/2015 15h34,
última modificação: 27/05/2015 15h34

A ação é resultado de parceria entre Adagro, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Com o objetivo de melhorar a qualidade das hortaliças produzidas em Garanhuns, no Agreste Meridional do Estado, foi iniciada, nesta quarta-feira (27), a operação de fiscalização e orientação aos produtores rurais em relação à qualidade da água utilizada na irrigação. Os produtores também recebem a orientação técnica em relação ao uso de agrotóxicos. A ação é resultado da parceria entre técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Vigilância Sanitária e Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Garanhuns.

O trabalho de campo de hoje foi realizado na produção de hortaliças da comunidade quilombola do Castainho, onde, aproximadamente, 40 famílias cultivam cebolinha, coentro, alface, couve e outras espécies de horta, que abastecem, principalmente, as feiras livres de Garanhuns, incluindo a Central de Abastecimento (Ceaga).

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Katharina Almeida, a irrigação com água de baixa qualidade pode acarretar contaminação dos alimentos, comprometendo a qualidade do produto e, principalmente, a saúde humana. “As hortaliças e as frutas, especialmente aquelas consumidas cruas, podem servir de veículo de transmissão de uma série de doenças aos consumidores, por isso é preciso atenção”, destaca a médica veterinária.

Gabriel Martins, técnico da Adagro, esclarece que o controle da qualidade da água utilizada para fins de irrigação, bem como o uso correto dos defensivos agrícolas, é de grande importância para a saúde pública. “É necessário que os produtores adotem medidas para minimizar ou controlar esse tipo de contaminação. A operação serve, primordialmente, para orientá-los”, explica.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de Garanhuns, Epaminondas Borges Filho, não pode haver descuido da qualidade dos produtos. “Devemos fortalecer e apoiar a produção de hortaliças no município. Entretanto, não podemos descuidar da qualidade que esses produtos chegam à mesa do consumidor, portanto, essa ação será realizada nas áreas produtoras de hortaliças com o objetivo de diagnosticar os problemas para eles possam ser resolvidos”, ressaltou o titular da pasta.
Água utilizada na irrigação de hortaliças é foco de operação conjunta em Garanhuns2


Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Divulgação/ Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)