GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Mulher Ações de acolhimento, enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher serão intensificadas no 8 de Março

Mulher

Ações de acolhimento, enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher serão intensificadas no 8 de Março

Dia Internacional da Mulher é celebrado na quinta-feira (8) por DANIELA BATISTA 07 de março de 2018 O dia 8 de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. Em Garanhuns, a Secretaria Municipal da Mulher planejou uma série de...

Publicado em

Dia Internacional da Mulher é celebrado na quinta-feira (8)

por DANIELA BATISTA
07 de março de 2018

O dia 8 de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. Em Garanhuns, a Secretaria Municipal da Mulher planejou uma série de ações que irá promover uma reflexão acerca da temática de direitos das mulheres e combate à violência de gênero. As iniciativas que serão realizadas durante toda a quinta-feira (8), acontecem em parceria entre a Secmul e polícias Militar e Civil, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) e o Poder Judiciário.

A partir das 9h, a Secretaria da Mulher irá promover a Blitz Maria da Penha, em parceria com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e Polícia Militar, na Praça Dom Moura, no bairro Santo Antônio. Na Semana da Justiça Pela Paz em Casa, uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), casos de violência doméstica irão ganhar uma maior celeridade na 2ª Vara Criminal. Dentro das ações em parceria com a Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha será intensificada, dando prioridade às mulheres em situação de risco, através do acompanhamento de medidas protetivas. Ações de caráter punitivo também serão realizadas em parceria com as polícias Civil e Militar. Formações sobre procedimentos de acolhimentos e encaminhamentos de casos de violência doméstica e familiar também serão realizadas com policiais civis e militares.

De acordo com a secretária da Mulher, Walkíria Alves, dá prioridade aos casos é de extrema importância para ajudar a erradicar a cultura de violência em que vivemos. “É uma conquista muito grande para os casos de violência doméstica. A equipe de Secmul irá acompanhar as mulheres às audiências na 2ª Vara. Estamos intensificando essas ações de prevenção, enfrentamento e acolhimento, durante todo o mês, para gerar uma maior discussão e reflexão sobre os direitos que as mulheres possuem”, explica.

A Secretaria de Comunicação Social, produziu uma série de vídeos com depoimentos de mulheres que passaram pelos serviços de acolhimento da Secmul. Os vídeos tem o intuito de divulgar e encorajar mulheres vítimas de violência para que rompam esses ciclos.

Além da Secretaria da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), também irá promover ações de saúde da mulher, a partir das 08h. O órgão irá oferecer serviços de teste rápido para detecção de HIV/sífilis, palestra educativa sobre os métodos anticonceptivos com a coordenadora do Cesmuc, Fernanda França; palestra educacional sobre tráfico de mulheres com a assistente social Maria Eugênia, além de um momento lúdico em alusão à importância da infância, com uma peça promovida pelas funcionárias da Biblioteca Maurílio Campos.

Fotos: Arquivo Secom

Redimensionar Fonte
Contraste