Ações da Comunicação Institucional de Garanhuns são reconhecidas na região

publicado: 28/11/2014 09h08,
última modificação: 28/11/2014 09h08

Baseada em pesquisas e atualizações frequentes, gestão de comunicação da Prefeitura é pensada buscando ampliar a oferta e qualidade da informação à população

Representantes da equipe de Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pesqueira, agreste do Estado, estiveram na manhã desta quinta-feira (27), em Garanhuns. O intuito da visita foi conhecer melhor a estrutura atual da Secretaria de Comunicação Social (Secom), rotina produtiva, e como são desenvolvidas as ações de comunicação estratégica da pasta. Os jornalistas Jacqueline Menezes e Cloves Teodorico, secretária da pasta e gerente de Relações com a Imprensa, respectivamente, receberam os servidores no Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal, onde também está instalada a sala da Comunicação Social.

Segundo João Jardim, um dos presentes, acompanhado de Flávio Jardim e Ricardo, os serviços da Secom Garanhuns vêm sendo observados há alguns meses. Para ele, a repercussão positiva das campanhas e informativos diários na imprensa faz com que Garanhuns sirva de modelo para outras equipes que também querem inovar. “A gente acompanha o trabalho de vocês e viemos hoje aqui para ouvir, trocar experiências, ver novas formas de comunicar. Queremos levar exemplos para adaptarmos e executarmos lá em Pesqueira”, disse.

A Secom é dividida em áreas de atuação, sendo elas: Jornalismo, Cerimonial, Administrativo e Publicidade e Propaganda. Esta última é a única área que é desenvolvida por uma equipe externa à Prefeitura, já que o Governo Municipal de Garanhuns conta com uma agência de publicidade contratada. Mas todo o material é planejado em conjunto, acompanhado e avaliado pela Secretaria. “Nós ainda não conseguimos ter o investimento em publicidade e propaganda que o município de Garanhuns necessita, pois os recursos são poucos e a prioridade do nosso Gestor é em desenvolver ações que impactem diretamente as pessoas, como os investimentos em infraestrutura. E é exatamente por essa escassez de recursos que precisamos buscar alternativas para levar essa informação a maior parte das pessoas. É um desafio diário”, comenta a secretária Jacqueline Menezes.

“Procuramos desenvolver as metas embasados no princípio de cumprimento de um planejamento anual, mensal e semanal. Trabalhamos a gestão municipal como um todo, fazendo com que a coletividade do governo seja única no sentido de manter um padrão em nossas atividades. Confesso que fiquei surpresa e, ao mesmo tempo lisonjeada e muito feliz por esse reconhecimento dos colegas da área”, comenta, ainda, a secretária.

De acordo com Cloves Teodorico, a responsabilidade com a apuração das informações, para transformá-las em notícia, faz toda a diferença. “É necessário ter comprometimento com tudo aquilo que fazemos. Costumo dizer que quando se é jornalista essa responsabilidade é dobrada. Temos uma rotina repleta de diálogo e parceria, o que torna o clima favorável. Buscamos, dentro de nosso fluxo de informação, seguir rigorosamente os critérios de noticiabilidade, fazendo com que o veículo de comunicação ou o cidadão que recebem aquela notícia possa formar sua própria opinião. Compartilho da alegria de Jacqueline, para mim é um honra colaborar com os demais”, diz o jornalista.

Atualmente, a Prefeitura de Garanhuns possui canais de comunicação variados, entre eles, o portal oficial (www.garanhuns.pe.gov.br), o informativo impresso “Garanhuns Informa” de periodicidade trimestral, contas no Facebook, Twitter e Instagram, além da produção de releases diários, enviados à imprensa e formadores de opinião.

Ações da Comunicação Institucional de Garanhuns são reconhecidas na região 2

Texto e fotos: Ruthe Santana