Ação itinerante sobre segurança pública segue para o bairro Cohab II

publicado: 25/03/2015 16h41,
última modificação: 25/03/2015 16h41

O fórum discutirá questões relacionadas à segurança pública

Com o objetivo principal de discutir questões relacionadas à segurança pública, os Fóruns Comunitários de Segurança Pública, continuam sendo realizados em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco. Amanhã (26), a ação acontecerá no bairro Cohab II, às 19h30. O evento acontecerá em frente ao ponto final de ônibus do bairro, e contará também, com a participação da população das comunidades Manoel Camelo e Castainho. A ação, que ao todo, será realizada em 10 localidades de Garanhuns, também irá sensibilizar a população quanto a importância da participação social na política de prevenção à violência.

O fórum irá discutir, junto à população, questões para articulação de ações multisetoriais, que contribuam com a prevenção à violência e, conseqüentemente, a redução da criminalidade. De acordo com a presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Ana Rossini, as questões levantadas no primeiro fórum, já foram repassadas para as pastas devidas, e assim vai ocorrer com todos os outros. “Já enviamos todas as demandas do primeiro encontro, e além disso, ao final dos fóruns, será realizado um evento com todas as representações das comunidades envolvidas para o balanço das melhorias realizadas”, afirma.

O comandante do 9º BPM, o coronel Emmanuel Leite, espera que em dois meses e meio, o cronograma seja concluído, e após isso, possa começar a atuação direta nas necessidades de cada localidade. O Coronel salienta que os fóruns comunitários seguirão abordando assuntos relativos a melhorias e realização de parcerias em prol da segurança pública e comenta sobre o primeiro fórum. “No primeiro encontro, contamos com a presença do prefeito Izaías Régis, como representante do Poder Executivo e representantes dos poderes Judiciário e Legislativo. Foi muito positivo, pois mostrou que essa iniciativa terá a integração dos poderes. Além disso, a comunidade foi bem participativa e esperamos o mesmo deste segundo fórum”, comentou.

A ação é uma parceria entre a AMSTT e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), e contará com participarão de outros órgãos que integram o Sistema de Segurança e Justiça, como a Polícia Civil do Estado (PCPE), Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), Poder Judiciário, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais.

Texto: Ruthe Santana
Foto: Carla Cibelly Dionísio