Ação de prevenção à erosão e conscientização ambiental é intensificada em Garanhuns

publicado: 23/02/2015 15h33,
última modificação: 23/02/2015 15h33

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), vem executando uma ação de prevenção à desastres naturais em áreas de risco de Garanhuns. No último sábado (21), a equipe realizou a limpeza, com recolhimento de lixo, e visitou moradores da rua Miguel Arraes, na Cohab II, para a conscientização das famílias quanto o descarte correto do lixo e de outros materiais.

De acordo com o coordenador da ação, Thiago Amorim, o principal intuito é minimizar o avanço de uma erosão do local – conhecida também como voçoroca, que é um fenômeno geológico causado pela água da chuva e solo desprotegido. “Visitamos os moradores orientando sobre a correta disposição do lixo domiciliar, bem como não jogar lixo na erosão, o que vinha acontecendo com frequência”, reforça o engenheiro.

O trabalho dos técnicos será contínuo. Outros pontos do município, que sofrem com erosão e que estejam localizados próximos de nascentes de água, serão visitados ao longo do ano. Hoje (23), após denúncia, parte da equipe voltou ao mesmo lugar que já havia sido contemplado com o mutirão para realizar nova limpeza. “Nós pedimos que as pessoas colaborem, isso é pela preservação ambiental. Um morador nos ligou informando que já haviam depositado lixo na mesma área, e isso é preocupante. Continuaremos em alerta e contamos com o apoio da população”, destaca o secretário-executivo da Compdec, Fábio Antônio.

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil/ Divulgação