A Magia do Natal: Decoração é grande destaque do evento

publicado: 05/12/2018 18h15,
última modificação: 05/12/2018 18h20

Garanhuns apresenta a ornamentação até 06 de janeiro

29 de novembro de 2018

Garanhuns, localizada no Agreste Meridional de Pernambuco, se transforma entre os meses de novembro e dezembro. A cidade recebe o evento A Magia do Natal, que tem encantado turistas de todo o país e se consolidou no calendário natalino do público desde sua primeira edição, em 2013, quando ainda recebia o nome de Natal Luz. Neste ano, a decoração recebe diferentes significados em cada polo ornamentado. A Praça Souto Filho, conhecida como a Fonte Luminosa, as avenidas Santo Antônio e Rui Barbosa, o Relógio de Flores, o Pórtico de Entrada e o Colunata recebem o brilho das luzes de Natal. Os distritos São Pedro, Miracica e Iratama também estão decorados para o Natal.

Quem visitar a Praça Souto Filho, a Fonte Luminosa, vai poder conhecer a Vila dos Sabores que traz um conceito especial para as famílias. A ornamentação traz representações de famílias fazendo piqueniques, vivenciando momentos especiais, além da grande árvore de Natal, que mede cerca de 12 metros.

Já na Praça Tavares Correia, o Relógio das Flores, as crianças poderão visitar a Fábrica de Bolas e Laços, comandada pelos duendes. As crianças também podem enviar cartas para o Papai Noel, nas caixas de correio colocadas no local. A Casinha da Educação é mais uma novidade da edição. Em parceria com a Secretaria de Educação, as famílias podem participar de momentos de mediação e contação de histórias todas as quintas-feiras, a partir das 15h. Brinquedos com acessibilidade para crianças com deficiência também podem ser encontrados no polo.

As principais avenidas de Garanhuns também recebem decoração. Na avenida Santo Antônio, onde está localizada a maior área comercial de Garanhuns e o Palácio Celso Galvão, o público pode conferir o presépio natalino, com as figuras de José, Maria e Jesus, e mais símbolos religiosos espalhados por toda sua extensão. Na parte de cima do Colunata, diversas escultura cobertas em leds dão brilho a cidade. Anjos também fazem parte da decoração da via. Na avenida Rui Barbosa, os balões natalinos que transportam os presentes e o letreiro #feliznatal encantam quem passa.

Desfile do Papai Noel — Os nove carros alegóricos do Desfile do Papai Noel também ficam estacionados no Colunata. Com mais de 110 crianças que fazem parte dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) do município, o desfile leva a magia que o Natal traz para quem visita Garanhuns aos sábados e domingos.

O carro Abre-alas traz a logo do evento e cinco meninas vestidas com roupas de pisca-piscas. O segundo carro traz o verdadeiro sentido do Natal, a representação do nascimento de Jesus, com o presépio, acompanhado por dez anjos e reis magos, que interagem com o público por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) com as frases “Feliz Natal” e “Deus abençoe”. Quem vem em seguida é o carro do Relógio, que homenageia a cidade e traz crianças com flores, em alusão ao título de “Cidade das Flores” que o município recebe. O carro do Trenó e das Chaminés traz duas crianças em cima e outras no chão, representando a Mamãe Noel. O sexto carro é o da Fábrica de Brinquedos, que traz uma bailarina, seguido pelo Carro dos Doces que traz uma criança com deficiência em cima, acenando para o público. Quem vem em seguida é o Carro da Árvore, que traz soldadinhos de Natal. O Parquinho do Noel é o penúltimo carro alegórico, seguido por crianças vestidas de duendes. Quem fecha o desfile é o Papai Noel, que vem trazendo dois trenzinhos com cerca de 30 lugares ao todo, para as crianças que quiserem desfilar. Os interessados devem chegar a partir das 15h do dia do desfile, para fornecer o nome da criança e pegar as pulseiras, que devem ser colocadas nas crianças e nos responsáveis. Os assentos são limitados e adultos não poderão acompanhar a criança dentro do trenzinho, apenas do lado de fora, por isso é indicado que a criança tenha autonomia de ir sozinha. Os Desfiles do Papai Noel acontecem aos sábados e domingos, a partir das 18h, até o dia 25 de dezembro.

A programação completa e atualizada está disponível no link: https://bit.ly/2DCWJmH

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — ACSI
Texto: Daniela Batista — (Secom/PMG)
Fotos: Arquivo Secom — (Secom/PMG)
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109