Mais de 600 professores da Rede Municipal de Garanhuns participam de Formação Continuada

publicado: 15/08/2023 14h15,
última modificação: 15/08/2023 14h15

A Secretaria de Educação de Garanhuns realizou no último sábado (12) a primeira formação continuada para professores do segundo semestre. Mais de 600 profissionais participaram do encontro formativo, que aconteceu no Colégio Padre Agobar Valença. O destaque deste momento foi a apresentação do resultado da última avaliação diagnóstica aplicada na Rede Municipal de Ensino.

Os professores são divididos em grupos, separados por Língua Portuguesa ou Matemática, e dedicam os estudos levando sempre em consideração as habilidades dos estudantes que foram destacadas na avaliação diagnóstica. Além da formação continuada, o programa que o município segue também atua com monitoramento da gestão e plantão pedagógico.

As formadoras do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) Maria Helena e Conceição Parateli, que são escritoras do material utilizado na Educação Infantil de Garanhuns acompanharam as salas de formação. “A gente sabe que tem materiais de todos os tipos e que muitos deles não respeitam aquilo que é a vivência da criança no momento. É na infância que as coisas são estruturadas para o resto da vida. Garanhuns foi uma surpresa pra mim”, disse Maria Helena.

Ao longo da semana, as profissionais também visitaram escolas e creches do município. “Queria ressaltar o quanto a Secretaria de Educação faz pelas salas. Tudo tem muito capricho, delicadeza e é feito pensando realmente na criança. Os professores dão vida ao material, nós aprendemos muito”, destacou Parateli.

Além das salas de formação, o sábado também foi marcado pela apresentação dos resultados da última avaliação diagnóstica feita com os estudantes da Rede Municipal. Os gestores escolares conheceram todos os dados das unidades de ensino. No índice geral, houve um crescimento no aprendizado de cerca de 20% comparando junho de 2022 a junho de 2023.

“Essa é uma avaliação de percurso, como chamamos por ser feita no meio do ano. É um resultado que eu considerei muito positivo. No primeiro e segundo ano conseguimos fechar um pouco do gargalo da não alfabetização e do não letramento. São estudantes que chegam mais apropriados nos anos seguintes”, disse Wilza Vitorino, secretária de Educação.

Os professores também receberam os resultados e foram apresentados às estratégias que podem ser usadas em sala de aula para que as habilidades sejam fortalecidas em cada estudante.