A Coordenação de Segurança Alimentar do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), em parceria com o Núcleo de Educação Permanente, ambos da Secretaria de Saúde de Garanhuns, desenvolveram o plano de ação para Implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EEAB) no município. A iniciativa busca capacitar profissionais de saúde, para que atuem no acompanhamento e monitoramento das atividades do programa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A primeira etapa de capacitação dos tutores foi realizada nesta sexta-feira (30), na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga).
O encontro busca aprimorar as competências e as habilidades dos profissionais para a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável de crianças menores de dois anos, como rotina das Unidades Básicas de Saúde. Os responsáveis por disseminar a estratégia em Garanhuns serão os profissionais do NASF-AB, que já vem participando de processos formativos e matriciamentos sobre o tema. Inicialmente, oito UBS’s serão contempladas com a estratégia, que gradativamente será ampliada a todas as unidades do município.
EAAB – A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil foi lançada em 2012, e tem como objetivo o fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a alimentação saudável para crianças menores de dois anos de idade. Para isso, são trabalhadas ações de aprimoramento dos profissionais de saúde da Atenção Primária.
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Fotos: Sérgio Neves (PMG)