As escolas municipais já estão se preparando para a realização da 4ª Avaliação Diagnóstica com os estudantes. Nesta quarta-feira os gestores das unidades de ensino receberam todas as orientações sobre como deve ser feita a aplicação. O objetivo é analisar os avanços educacionais e quais as áreas que os estudantes têm maior dificuldade. As avaliações serão realizadas a partir da próxima terça-feira, dia 20.
Mais de 14 mil estudantes do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental serão avaliados em Língua Portuguesa, Matemática e produção de texto. Ao todo, 41 escolas estarão envolvidas com a aplicação das provas. As avaliações são produzidas em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino e realizadas a cada semestre, assim é possível acompanhar a evolução dos estudantes em diversas habilidades.
“Esta será a primeira Avaliação Diagnóstica da Rede Municipal de 2023. Orientamos os gestores para que nestes próximos dias seja feito todo planejamento da aplicação. Com o resultado da avaliação vamos pensar em intervenções que podem ser feitas dentro da fragilidade de cada estudante”, reiterou o diretor de Ensino Carlos Barros.
A última avaliação foi realizada em dezembro do ano passado. O objetivo do programa, que também inclui formação continuada para os professores, é melhorar os índices educacionais através de um planejamento focado nas habilidades em que os estudantes têm maior dificuldade.
Fotos: Vinicius Vilela