GRE e Prefeitura de Garanhuns promovem curso de Libras para os servidores da Assistência Social

Com duração de 4 meses, iniciativa visa facilitar a comunicação de surdos e ouvintes nos equipamentos públicos sociais
[…]

Leia mais…

publicado: 11/08/2022 21h41,
última modificação: 11/08/2022 21h41

A Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE), numa parceria com a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), está fornecendo aos servidores da pasta o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com o intuito de dar aos profissionais conhecimento suficiente para intermediar o processo comunicativo com a pessoa surda nos equipamentos públicos, a iniciativa atende 25 servidores dos diversos setores assistenciais. O curso tem duração de 4 meses e acontece toda quarta-feira, das 14h às 17h.

A limitação comunicativa entre surdos e ouvintes não deveria existir em nenhum segmento da interação humana, em setores públicos muito menos. “Para superar essa dificuldade, sabemos que a realização de parcerias como essa são de extrema necessidade. Nós da Secretaria, com o apoio do Prefeito Sivaldo Albino entendemos que, para o êxito no trabalho social, é necessário que dominemos todas as estratégias comunicativas, uma vez que o público neste setor é diverso”, explica a secretária Eliane Madeira.

Dentre as competências e habilidades que serão trabalhadas durante o curso estão: vocabulário de sinais de comunicação; contexto de sinais da comunicação; estímulo de aprendizagem de segunda língua e construir conhecimento sobre a comunidade surda. O conteúdo programático conta com alfabeto manual, numérico, vocabulário de verbo, cumprimentos, expressões faciais, entre outras instruções. O curso é ministrado pelo professor instrutor de Libras, Leidson Bezerra.

Fotos: Hilton Marques