Mostra Ambiental traz opções direcionadas ao público infantil

publicado: 19/07/2019 17h33,
última modificação: 19/07/2019 17h45

A abertura do polo contou com a exibição do longa “Sobre Rodas”, dirigido por Mauro D’Addio

19 de julho de 2019

O 29° Festival de Inverno de Garanhuns traz cultura e arte para todas as idades. Uma mostra de cinema, focada em meio ambiente, destinada ao público infantil, foi aberta na manhã desta sexta-feira (19), no Cine Eldorado. O longa-metragem exibido foi o “Sobre Rodas”, produzido e dirigido por Mauro D’Addio, que conta a história de um adolescente que volta ao cotidiano escolar após um acidente que o deixa paraplégico. A exibição faz parte do “Figuinho”, projeto direcionado à crianças que conta com diversas atividades lúdicas desenvolvidas especialmente para crianças com contação de histórias, oficinas, exibições de filmes, apresentações da cultura popular, teatrais, circenses e musicais durante o evento, que segue até o encerramento do evento, dia 27 de julho. O polo do cinema foi desenvolvido em 2005 e traz exibições de filmes nos períodos da manhã e tarde. 

De acordo com a coordenadora da Fundarpe, Luciana Poncioni, o público também poderá conferir produções sobre responsabilidade socioambiental e preservação da fauna e flora. O curta-metragem “Militando pela Conservação” foi o filme exibido na sessão. “Este ano, além de termos as sessões habituais infantis pela manhã e para o público adulto na parte da noite, estamos em uma parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com a Mostra Ambiental, que exibe curtas-metragem que trazem a reflexão sobre nosso papel na preservação da natureza”, comentou. 

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, João Bertotti, participou da estreia da mostra ambiental e comentou a importância de trazer a reflexão para as telas do cinema. “Serão seis documentários sobre as unidades de conservação do estado e esta iniciativa traz a satisfação de podermos participar mais ativamente do Festival de Inverno”, explicou. 

A estudante Rhaysa Soares, mãe das pequenas Isabella, de 5 anos, e Marina, de 3 anos de idade, tem o hábito de trazer as filhas ao cinema e comentou que é importante ensinar sobre a preservação do meio ambiente desde a infância. “É muito pertinente trazer esse tema para o cinema, principalmente quando atrai a atenção das crianças. A gente sabe que é mais difícil educar um adulto, então trazer as meninas para ter contato com isso desde cedo é importante porque muitas vezes elas ensinam a nós adultos”, afirmou.

O Cine Eldorado recebe ainda hoje (19), a Sessão Toca o Terror, com o filme “Horror Brasileiro Contemporâneo”, a partir das 21h. A programação completa pode ser acessada no link: https://garanhuns.pe.gov.br/programacao-fig-2019/

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — ACSI

Texto e fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)

Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109