Governo Municipal executa ações durante Viva Dominguinhos

publicado: 17/04/2018 17h56,
última modificação: 17/04/2018 17h56

Secretarias definiram atuação dentro da logística da quinta edição do evento

por AQUILLES SOARES
17 de abril de 2018

Durante o V Viva Dominguinhos, que será realizado de 19 a 21 de abril, o Governo Municipal de Garanhuns executa diversas ações no intuito de viabilizar o sucesso na realização do evento. Para isso, servidores de diversas secretarias estarão atuando no apoio para atender as demandas de segurança, trânsito, acessibilidade, atendimentos de saúde e o trabalho dos órgãos de defesa de direitos.

Quem já deu início aos trabalhos foi a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), que desde o dia 02 deste mês, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), dá continuidade ao trabalho de abordagem aos munícipes e turistas em hotéis, motéis, pousadas, postos de gasolina, supermercados, bares e restaurantes; com a distribuição de material informativo, colagem de cartazes e botons adesivos relacionados à violação dos direitos das crianças e adolescentes.

A pasta também vai atuar em parceria com o Conselho Tutelar, realizando o serviço especializado em abordagem social. Incluindo ações que buscam denunciar violações, tais como o trabalho preventivo de enfrentamento ao trabalho infantil, exploração sexual, pessoas em situação de rua, e a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

No Palco Canta Dominguinhos, localizado no Largo do Colunata, as equipes da pasta também estarão realizando abordagens à população, com o intuito de promover a proteção às crianças e adolescentes na festividade. Já na Praça Mestre Dominguinhos, o monitoramento e fiscalização terá a SASDH e o Conselho Tutelar atuando em regime de plantão durante 24 horas.

No período noturno, onde acontece o maior fluxo de pessoas, o Conselho terá o apoio de 14 educadores sociais disponibilizados pela Secretaria, que vão trabalhar nos quatro acessos do evento em conjunto com a Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal; para cumprir a medida da não permanência de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsável legal.

Os atendimentos na área de saúde também acontecerão no Palco Canta Dominguinhos e na Praça Mestre Dominguinhos, que vão contar com uma equipe de 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; sempre acompanhados por uma ambulância do município, no intuito de promover a vigilância e assistência à saúde, garantindo o acessos aos atendimentos de urgência e emergência.

Uma equipe vai acompanhar os participantes da Caminhada do Forró, no sábado (21). Durante os shows no Largo do Colunata, os servidores estarão realizando atividades educativas, com um trabalho informativo sobre o uso abusivo de álcool. Na sexta-feira (20), das 09h às 15h, no Espaço Cultural Luís Jardim, o “Ônibus da Prevenção para Todos” da Secretaria Estadual de Saúde (SES), estará realizando testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C.

Em relação à Vigilância Sanitária, o órgão estará atuando em regime de plantão, realizando o trabalho de fiscalização na Praça Mestre Dominguinhos, verificando as condições higiênicas e sanitárias das barracas e dos comerciantes de alimentos e bebidas, bem como de outros locais como bares, restaurantes, hotéis e motéis. Além da cuidado em analisar a validade e acondicionamento dos alimentos, certificando de que estes estão adequados para o consumo da população.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) irá dar o suporte nas demandas necessárias. Disponibilizando a equipe de Suporte Avançado de Vida no Palco Canta Dominguinhos, das 10h às 18h, e a equipe de Suporte Básico de Vida na Praça Mestre Dominguinhos, das 20h até o horário de término das apresentações. Os profissionais estarão oferecendo atendimento médico pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados médicos de urgência e, quando necessário, fazendo o transporte dos pacientes até o ambulatório ou hospital. Mesmo com a equipe no local do evento, o Samu estará à disposição para os atendimentos solicitados pela Central de Regulação localizada em Caruaru.

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) estará atuando com um efetivo diário de 50 profissionais, sendo 35 agentes de trânsito e 15 guardas municipais. Visando o melhor fluxo de veículos e passagem de pedestres também serão realizados sete pontos de bloqueio pela cidade, a partir das 17h, nas seguintes vias: rua Nilo Peçanha, a partir do cruzamento com a rua General Dantas Barreto; rua Coronel Antônio Victor, nas proximidades do Hotel Shalom; além das ruas da Prosperidade; Coronel Antônio Souto; Monsenhor Afonso Pequeno; avenida Afonso Pena, nas proximidades de Mano Imóveis; e no começo da Praça Tiradentes, onde fica a parte de baixo do Mosteiro de São Bento. Todas estas vias dão acesso ao principal polo do evento, a Praça Mestre Dominguinhos.

Também foram definidos locais para o estacionamento de ônibus e vans. A sugestão da Autarquia é para que, havendo vaga, os motoristas parem os veículos na avenida Caruaru, rua Dantas Barreto, Barão do Rio Branco, Melo Peixoto, Doutor José Mariano e XV de Novembro. Foram estabelecidos também pontos de táxi para atender a população nas ruas Ary Barroso, Nilo Peçanha e Manoel Ouro Preto; e pontos de mototáxi nas ruas Coronel Antônio Victor e XV de Novembro.

A equipe da Secretaria da Mulher, também vai atuar durante os três dias de evento, realizando a distribuição de material informativo, colagem de cartazes em hotéis, bares e restaurantes.

A Secretaria de Comunicação Social realizou todo trabalho de credenciamento da imprensa que vai fazer a cobertura do Viva Dominguinhos, somando um total de 125 profissionais credenciados, e que recebem todo suporte da pasta por meio do repasse de informações oficiais. A secretaria também é responsável pela comunicação visual do evento; além da coordenação dos apresentadores nos palcos; e a cobertura em tempo real do evento com sete profissionais, por meio das redes sociais e o site da Prefeitura, no endereço eletrônico: www.garanhuns.pe.gov.br

Crédito da foto: MF Drone