Garanhuns adere ao programa Escola da Terra

publicado: 05/12/2015 09h53,
última modificação: 05/12/2015 09h53

Profissionais da Secretaria de Educação e Esportes de Garanhuns estão participando do primeiro momento de formação para o programa

Com o objetivo de promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, Garanhuns aderiu ao programa Escola da Terra, do Ministério da Educação. Para serem capacitados, alguns profissionais da Secretaria de Educação e Esportes de Garanhuns estão participando desde ontem (03) do IV Seminário de Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo, que está sendo realizado em Caruaru. O encontro segue até hoje.

O programa caracteriza-se por promover a formação continuada de professores para que estes atendam as necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo e daquelas localizadas em comunidades quilombolas. O programa consiste em oferecer apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.

O gerente de Ensino de Garanhuns Carlos Barros, um dos integrantes da secretaria que está participando do seminário, fala sobre o programa. “O Escola da Terra é um curso de formação continuada em educação do campo, que funciona em parceria com UFPE e MEC. O objetivo desse curso é aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores das escolas multisseriadas, visando o ensino, a partir de um currículo vivo, que trabalha as especificidades campesinas numa constante reflexão, quebrando paradigmas de escola rural e ampliando o processo de ensino no campo e para o campo”, finaliza o profissional.

O programa – O Escola da Terra compreende quatro ações: formação continuada e acompanhada de professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo e em escolas quilombolas, além dos assessores pedagógicos que terão a função de tutores; oferta de materiais didáticos e pedagógicos; monitoramento e avaliação; gestão, controle e mobilização social.
Garanhuns adere ao programa Escola da Terra1


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Fotos: cedidas pela Secretaria de Educação
Informações para a imprensa:
(Secom/PMG)