O principal objetivo do projeto é desenvolver
a pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica
Mais de 400 estudantes, matriculados em oito escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, estão sendo beneficiados com o programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (Nepso), do Instituto Paulo Montenegro. Durante esta e na próxima semana, os estudantes estarão realizando, em suas escolas, apresentações de encerramento do projeto deste ano letivo. O principal objetivo do Nepso é desenvolver a pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica. O projeto é realizado em Garanhuns numa parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG) e o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes. Este ano, o projeto está em sua quarta edição em Garanhuns.
Inicialmente, a universidade realiza o Curso de Extensão, que contou, neste ano, com a participação de 16 professores da Rede Municipal de Ensino, e tem como temática os Indicadores de Qualidade da Pesquisa do Nepso. A partir disso, os professores aprendem a desenvolver a metodologia para fazer uma pesquisa junto aos alunos, que participam integralmente da escolha do tema a ser trabalhado. A qualificação da temática é a segunda etapa do projeto, em que os estudantes começam a pesquisar e estudar sobre o assunto escolhido. Após isso, os alunos definem a amostra da pesquisa para elaboração do questionário.
A professora da UFRPE Glória Maria, que participa da formação dos professores que estão aplicando o projeto nas escolas, afirma que um dos pontos positivos do programa é destacar o aluno como protagonista da pesquisa, em que o professor é o orientador. “A recompensa que a gente tem é ver o protagonismo dos estudantes, ver o desenvolvimento, a mudança na postura daqueles alunos que participam ativamente do projeto. Por meio do projeto, eles ficam mais interessados em estudar, não só o tema da pesquisa, mas as disciplinas que são vivenciadas na escola. Então tudo isso é aprendizagem, fora outros tópicos que nem conseguimos mensurar”, afirmou Glória.
Neste ano, o público-alvo do projeto são estudantes da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. A professora da Rede Municipal de Ensino Joelma Arcoverde é a responsável por manter o vínculo entre a UFRPE e a Secretaria de Educação. Joelma falou sobre os resultados da aplicação do projeto nas escolas de Garanhuns. “O interessante é que nós conseguimos, desde cedo, promover a importância da iniciação à pesquisa e a investigação em nossas escolas, para que eles possam chegar à universidade com uma perspectiva de criticidade que é essencial para a formação cidadã”, ressaltou a professora.
No dia 27 deste mês, os estudantes, que estão sendo beneficiados com o programa, irão apresentar à população as pesquisas realizadas. O momento de exposição de trabalhos, que será aberto ao público, acontecerá pela manhã, no Parque Euclides Dourado, localizado na Avenida Júlio Brasileiro, no bairro Heliópolis.
Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)