GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Notícias 1ª Jornada Pedagógica de Garanhuns será realizada  durante Bienal Internacional do do Livro do Agreste

Notícias

1ª Jornada Pedagógica de Garanhuns será realizada  durante Bienal Internacional do do Livro do Agreste

por EDMÉA UBIRAJARA 11 de maio de 2017 De 17 a 21 de maio Garanhuns se tornará também a cidade da leitura.  Neste período estará sendo realizada a III edição da Bienal Internacional do Livro do Agreste  e  o Governo...

Publicado em

por EDMÉA UBIRAJARA
11 de maio de 2017

De 17 a 21 de maio Garanhuns se tornará também a cidade da leitura.  Neste período estará sendo realizada a III edição da Bienal Internacional do Livro do Agreste  e  o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizará também a 1ª Jornada Pedagógica de Garanhuns. Durante três dias, educadores e equipes gestoras poderão assistir palestras  e aprimorar conhecimentos. Nesta edição, a Bienal homenageará o jornalista garanhuense Ronildo Maia Leite, falecido em julho de 2009, e a cordelista Edilene Soares, professora da Rede Municipal de Ensino.

A programação da Jornada Pedagógica de Garanhuns terá início na quinta-feira (18), às 19h, na quadra do Colégio Diocesano. Foi esse o momento escolhido para as homenagens a Edilene Soares, cordelista, contadora de histórias e professora da Rede Municipal de Ensino. Portadora de um vasto currículo na educação, Edilene é uma entusiasta da poesia popular . Formou-se no Magistério e fez Licenciatura em Geografia na Universidade de Pernambuco (UPE). Em Palmeirina (PE), ela foi Diretora de Cultura e posteriormente secretária de Ação Social. Hoje, Edilene coordena a biblioteca Indústria do Conhecimento (IDC), que é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Governo Municipal de Garanhuns, através da Seduc. “Homenagear uma professora faz parte da valorização dos professores excelentes que temos na rede. Esta ação faz parte do projeto Arte de Cuidar: Uma rede que reconhece pessoas, que estamos vivenciando durante todo o ano letivo”, explica a secretária de Educação, Kauely Almeida.

Ainda no dia 18, serão premiados os vencedores do Concurso de Declamação de Cordel realizado pela Secretaria de Educação. Também está na programação a participação do escritor e compositor Bráulio Tavares, que tem mais de vinte livros publicados, incluindo romance, conto, ensaio, poesia e literatura de cordel. Por vezes, Bráulio é  definido na imprensa como ‘pesquisador em literatura fantástica’. E tal definição é justificada tanto pela última obra,  lançada em 2014 (Sete monstros brasileiros, Casa da Palavra),  quanto pela vasta premiação a exemplo do Prêmio Femsa de Teatro Infantil, em São Paulo, em 2014, com a peça Lampião e Lancelote.

Na sexta-feira a programação será realizada na Praça Mestre Dominguinhos em três turnos (9h, 14h e 19h), para que todos os professores e gestores da rede municipal que queiram participar possam estar presentes no contra turno do trabalho. O momento terá como facilitador o autor Celso Antunes, que já escreveu mais de 100 livros didáticos e é mestre em ciências humanas e especialista em inteligência e cognição.

Hugo Monteiro Ferreira encerra a programação da Jornada Pedagógica no sábado (20), também na Praça Mestre Dominguinhos. Às 10h, ele estará junto aos professores com a palestra Construindo uma Cultura Amorosa na Escola – os Trajetos Transdisciplinares. A mesma apresentação será replicada às 16h para a equipe gestora das escolas municipais e da Secretaria de Educação.

A III Bienal Internacional do Livro do Agreste é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns. A Jornada Pedagógica de Garanhuns está inclusa no evento e é realizada pela Secretaria Municipal de Educação.

Redimensionar Fonte
Contraste