Mobilização “Zika Zero” tem abertura oficial amanhã (19), em Garanhuns‏

publicado: 18/02/2016 15h59,
última modificação: 19/02/2016 10h24

Várias outras atividades devem ocorrer ao longo do ano, como estratégia de enfrentamento

 por SAMARA PONTES

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Governo Municipal e a Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), realiza, nesta sexta-feira (19), a solenidade de abertura da mobilização nacional “Zika Zero”, do Governo Federal. A ação é realizada em todo o país e as datas 19 e 26 de fevereiro; e 04 de março, foram as eleitas para darem início a esses momentos.

A Escola Jaime Luna, localizada na Cohab 3, foi a escolhida pela Seduce para a abertura oficial. A partir das 7h30min a instituição receberá autoridades. Também é esperado um representante do Ministério da Educação para participar da iniciativa. Logo após, estudantes, professores e profissionais da Secretaria participarão de uma passeata pelas ruas da comunidade com a ação de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Para a secretária de Educação, Janecélia Marins, este será um marco para a educação de Garanhuns. “Nós também estamos engajados nesta luta e daremos continuidade à mobilização ao longo do ano letivo. As nossas crianças precisam, desde cedo, ter a noção de todo o perigo causado pelo mosquito transmissor de tantas doenças. A nova geração é quem vai mudar o rumo dessa história e a educação precisa dar início a esse processo”, ressalta.

Plano de Ação – Com o intuito de informar a comunidade escolar sobre o Aedes aegypti: causa, reprodução, efeitos e combate, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, elaborou um plano de ação para ser trabalhado durante todo o ano letivo nas escolas da Rede Municipal. A iniciativa visa sensibilizar a comunidade escolar através de palestras e estudos em sala de aula, com textos referentes à temática. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do projeto serão socializados com exposição no ambiente escolar e participação da comunidade.

Ontem (17), as primeiras palestras foram apresentadas nas escolas Professor Mário Matos, Silvino Almeida de Oliveira e Padre Dehon. Hoje (18), as escolas Professor Antônio Gonçalves Dias – Caic, Governador Miguel Arraes de Alencar e Ranser Alexandre, receberão as ações. Para esse momento, a Seduce contou com a parceria do Exército. Ao longo do ano letivo, as demais instituições municipais, contarão com o projeto.

zika-zero


Fotos: Divulgação
Data: 17/02/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109