Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres Negras, Latino-americanas e Caribenhas, celebrado nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com o Sebrae, realizou o 1° encontro em alusão à data em Garanhuns. O evento teve como tema “As conquistas e os desafios das mulheres negras na liderança e no mercado de trabalho” e foi realizado no auditório do Sebrae.
A programação contou com a apresentação cultural das Negras e Negros Ubuntu, do quilombo Estivas; palestra com a marketeira Paula Valéria e grande roda de conversa com as mulheres negras, referência em diferentes áreas profissionais: Katarina Barbosa, formada em História e Serviço Social, e que trabalha há 10 com comunidades quilombolas; Fátima Godoy, enfermeira com 40 anos de profissão; Juliane Lima, advogada, historiadora e mestra em desenvolvimento urbano; Renata Ramos, funcionária pública e microempreendedora; Delma Josefa, socióloga e doutora em educação e relações étnico-raciais; Aparecida Nascimento, psicopedagoga e conselheira do Idoso; Dona Flor, líder quilombola do Caluete; Edivane Lopes, Bacharel em direito e coordenadora do Cras Quilombo; além de Alda Félix, vice-coordenadora do grupo Mulheres Guerreiras Quilombolas do Castainho. O encontro foi encerrado com a apresentação do Coco de Dona Zeza do Castainho.
Sobre a data | O evento surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. No Brasil, a data homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro.
Fotos: Hilton Marques