O objetivo do projeto é incentivar e promover o gosto pela leitura,
além de trabalhar grandes obras literárias
por EZANDRA RIBEIRO
Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns foram contemplados com projeto “Um escritor na Minha Escola”, por meio de uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUCE) e do Serviço Social do Comércio (SESC). O intuito do projeto é trabalhar obras literárias, além de promover o gosto pela leitura.
Os estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil João Pessoa (CMEI) receberam, na última quinta – feira (12), o escritor pernambucano Luciano Pontes. Os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com a obra do escritor, além de revelar suas produções e participar de atividades lúdicas trabalhando a literatura.
Para o escritor Luciano Pontes momentos inesquecíveis foram vivenciados por meio do projeto. “A surpresa maior foi o que aconteceu na Escola João Pessoa, o projeto pulou os muros da instituição Sesc e entrou na vida de outras crianças das escolas municipais de Garanhuns e esse é um ganho maior que uma botija achada com todas as riquezas do mundo”, comentou o escritor.
“A missão foi mais que cumprida e a gratidão que temos em fazer esse intercâmbio entre Sesc e município é imensurável. Quero muito agradecer a parceria da SEDUCE e parabenizar pela sensibilidade e por ter recebido o projeto “Um escritor na minha escola” com tanta entrega e atenção”, comentou a Coordenadora do projeto no Sesc Stephany Metódio.
As unidades contempladas passam por três etapas: apresentação do material aos professores, o trabalho desenvolvido pelos alunos e a visita do escritor na escola.
As unidades escolares São Camilo, Giselda Vieira, CMEI Girlane Lira e Francisco Albino (campo) serão as próximas a receber em o projeto.
Para a Diretora de Ensino de Garanhuns Wilza Vitorino esses momentos de aprendizado contribuem bastante para a formação das crianças. “É um trabalho muito intenso e lindo com os alunos, que aprendem a gostar do mundo da literatura, e assim obterem mais conhecimento”, disse Wilza.
Biografia
– Luciano Pontes nasceu em Orobó, agreste de Pernambuco, em 1974, e mora no Recife. É escritor, ator, palhaço, contador de histórias. Tem formação livre em teatro e dança, estudou desenho e pintura. Integra durante oito anos o elenco de atores do grupo Mamulengo Só-Riso, uma das principais companhias de teatro de bonecos do Brasil.
Desde 2003, integra o elenco de palhaços do Programa Doutores da Alegria em Recife, pioneiro no Brasil em utilizar a arte do palhaço no ambiente hospitalar.
Desenvolve, de 2008 a 2010, assessoria literária e artística para a Trupe Gogó da Ema de contadores de histórias do Sesc Alagoas e ao Núcleo de Formação e Pesquisa na Arte de Contar Histórias, também do Sesc Alagoas.
Em 2012, funda a Cia. Meias Palavras e recebe o Prêmio Apacepe de Teatro e Dança 2013: Melhor Espetáculo Júri Popular; Melhor Diretor e Figurino por “Seu Rei Mandou”. (fonte: teatropedia)
Imagens: Divulgação
Data: 16/05/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109