X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco será realizado em Garanhuns

publicado: 01/04/2017 14h52,
última modificação: 01/04/2017 14h56

Evento será destinado a secretários e técnicos da área de saúde em todo o estado

por AQUILLES SOARES

01 de abril de 2017

O município de Garanhuns vai ser sede do IX Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco; o encontro será realizado entre os dias 06 e 08 de abril na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc).  A realização do evento se dá por meio do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE) e da Secretaria de Saúde de Garanhuns. Além do congresso, ocorrem de forma simultânea o 64° Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco e a Assembleia Geral do Cosems-PE.

Diversas mesas de debate e cursos temáticos serão oferecidos aos secretários e técnicos da área de saúde em todo o estado. O cronograma pontua a realização do credenciamento de participantes durante a quinta-feira (06). Ao longo do dia serão realizados cursos temáticos acerca da atenção especializada ambulatorial; planejamento e gestão financeira; atualização e implementação da “Rede Cegonha”; vigilância em saúde; rede psicossocial e práticas integrativas comunitárias. À noite terá a abertura oficial às 19h, e contará com a participação do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, e do secretário municipal de Saúde, Alfredo de Gois, além de diversos representantes do segmento em Pernambuco

Na sexta-feira (07), a partir das 09h, será realizada a Assembleia Geral do Cosems-PE que dentro de suas atividades apresenta a Prestação de Contas referente a gestão 2015- 2017; a criação do Conselho Fiscal no Estatuto do Cosems; além da eleição de diretoria, vice-regionais, membros de CIB, conselho fiscal e suplentes. Pela tarde, serão ofertados cursos temáticos nas áreas de atenção básica, saúde da mulher, assistência farmacêutica e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Encerrando as discussões, no sábado (08), uma mesa de debate vai tratar do processo de judicialização do SUS dentro dos municípios.

O secretário municipal de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, ressalta a importância do momento para o município. “Serão três dias que vão proporcionar diversas trocas de experiências entre todos os secretários. O congresso sem dúvidas vai servir para levantar e debater questões pertinentes à administração da saúde pública não apenas em Garanhuns, bem como em todo o estado”, afirmou o titular da pasta.