Vivendo e Aprendendo realiza curso de jardinagem e paisagismo em Garanhuns

publicado: 17/10/2016 13h51,
última modificação: 17/10/2016 13h53

Aproximadamente 25 integrantes do programa participaram do curso

por RUTHE SANTANA

Nesta segunda-feira (17), os integrantes do programa Vivendo e Aprendendo participaram do curso de paisagismo e jardinagem. O objetivo do programa, que é uma iniciativa do Governo Municipal e executado pela Secretaria de Assistência Social, é promover a inserção social qualificada de jovens de baixa renda e reduzir as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho. O programa também irá fortalecer os vínculos familiares, por meio do acompanhamento familiar dos participantes.

Inicialmente foi realizada uma aula teórica, explanando alguns tópicos de paisagismo, os diferentes tipos de jardins e algumas espécies de plantas e suas recomendações. Após esse momento, os participantes realizaram uma visita à sementeira, no bairro da Várzea, com o intuito de conhecer os diferentes tipos de plantas ornamentais e como melhor utilizá-las. “Eu pretendo despertar neles  o interesse profissional pela área, proporcionar a eles o conhecimento de algumas técnicas de jardinagem e paisagismo contribuindo assim para o crescimento profissional dos mesmos”, comentou o monitor da aula, que é técnico em Agropecuária e Agroecologia Getúlio Guimarães.

Para a coordenadora do programa, essas atividades implicam em aumentar as chances para os jovens serem inseridos no mercado de trabalho. “Os jovens têm uma tendência de ficarem muito ociosos e esse programa é um grande benefício para eles. Até porque eles precisam estar inseridos na escola para participarem do programa, o que já é um incentivo grande. A partir do conhecimento e da aprendizagem que adquirem através do programa, com as palestras e os cursos que nós trazemos para esses jovens, eles saem daqui com outra visão do que vão encontrar no mercado de trabalho, bem mais preparados. Porque nós sabemos como é difícil, um jovem conseguir uma vaga de primeiro emprego e não ter experiência profissional”, afirmou Manuela de Souza.

Vivendo e Aprendendo – Até junho deste ano, o programa era intitulado como Jovem Aprendiz. Após esse período, com a resolução de nº 018, aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, o programa passou a ter um novo formato.  Esse novo formato foi apresentado aos jovens já inseridos no programa e aos seus responsáveis em julho deste ano. A finalidade do programa é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes e seus familiares, dando subsídios para ações voltadas à formação básica profissional, reduzindo as dificuldades do acesso ao mercado de trabalho e promovendo a reinserção social.

As atividades que são promovidas por meio do programa irão fortalecer parcerias estabelecidas com as instituições que executam cursos de formação profissional e irão incluir e acompanhar sistematicamente todos os jovens e seus familiares através do serviço de Proteção Integral às Famílias (Paif). O programa tem carga horária de 4h diárias, distribuídas entre atividades práticas e aulas teóricas, que envolvem atividades pedagógicas, oficinas, cursos e palestras para jovens e suas famílias.

unnamed (4)(1)

unnamed (6)

IMG_3747

IMG_3743