Evento debateu os principais impactos do novo modelo de previdência, e reuniu mais de 250 servidores públicos
04 de dezembro de 2019
A Prefeitura de Garanhuns, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG), em parceria com a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), e com o apoio da Associação Pernambucana de Entidades de Previdência Pública (Apepp), e do Banco Bradesco, promoveu, nesta quarta-feira (04), o VI Seminário Sobre Previdência do Servidor Público. O evento aconteceu no auditório da Aesga e reuniu mais de 250 pessoas, com o objetivo de debater o tema “A nova previdência: principais impactos”.
Participaram do seminário o presidente do IPSG, Marcelo Marçal; os vereadores Zaqueu Lins e Audálio Filho; a vice-presidente da Apepp e presidente do Triunfoprev, Maria Lúcia Alves; o controlador do município e presidente do Conselho Administrativo, Glauco Brasileiro; o gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Garanhuns, André Pontes, a gerente do Banco Bradesco, Aryella Fernanda; a presidente da Aesga, Suianne Melo; e a secretária municipal de Cultura, Rayssa Godoy. Além de servidores dos municípios de Triunfo, Gravatá, e Correntes; e profissionais do setor jurídico e de contabilidade da Prefeitura de Garanhuns.
O encontro teve início com uma palestra de abertura sobre previdência complementar, com a analista de investimentos do Banco Bradesco, Andressa Macêdo. Em seguida, o analista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e gerente da Gerência de Inativos e Pensionistas (Gipe), Marconi Karley, ministrou uma palestra sobre o tema central do evento.
O palestrante discorreu sobre as mudanças que vão influenciar todos os entes da federação, de forma direta ou indireta, e também tirou as dúvidas sobre aposentadoria dos servidores presentes. “A intenção é tentar esclarecer as principais mudanças trazidas pela Emenda Constitucional n° 103, que proporcionou, já de início, uma profunda alteração nos regimes de previdência”, afirmou Marconi.
Já o presidente do IPSG, Marcelo Marçal, destacou a importância de se debater o tema de forma inédita em Garanhuns, além de levar o conhecimento sobre a nova previdência para os servidores. “Esta é uma discussão muito relevante, que vai impactar profundamente nos municípios. Garanhuns é um modelo de gestão previdenciária, que obtém sua Certificado de Regularidade Previdenciária de forma administrativa há vários anos, e está sempre capacitando e levando conhecimento para os servidores públicos, o que nos orgulha bastante”, finalizou.
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto e fotos: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109