Unidades de Saúde recebem ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher

publicado: 06/03/2017 14h44,
última modificação: 06/03/2017 14h44

Palestras, atendimento médico e odontológico estão entre os serviços oferecidos ao público feminino

por AQUILLES SOARES

06 de março de 2017

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde realiza em algumas Unidades de Saúde da Família (USF’s), ações voltadas para as mulheres atendidas pelo serviço. O primeiro local que recebeu as atividades foi a USF Boa Vista II, nesta segunda-feira (06). O momento integrou atendimentos de diversas áreas, com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) atuando na unidade.

Foi realizada uma palestra e conversa com psicóloga, atendimento médico, odontológico, puericultura (atendimento de prevenção voltado para as crianças), e atendimento com a equipe do Nasf, que dispôs de psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, educador físico e assistente social. Ao todo, mais de 30 mulheres foram contempladas, também recebendo dicas de maquiagem e brindes cosméticos.

De acordo com a enfermeira da unidade, Fabíola Martins, o dia foi totalmente voltado para assistir às mulheres da localidade. “Graças a esta dinâmica multiprofissional podemos atender um grande número de pessoas, buscando conscientizar acerca de todos os riscos de que o público feminino está exposto”, declarou.

O debate inicial com as psicólogas do Nasf teve como objetivo levar às participantes uma discussão sobre a violência de gênero, que foram instruídas sobre os serviços oferecidos pelos órgãos municipais. “Estive atenta principalmente sobre o que fazer em casos de agressão, depois desse momento poderei levar um pouco do conhecimento que adquiri para o lado de fora”, declarou Marinalva dos Santos, 35 anos.

As ações terão continuidade durante toda a semana, em outras unidades do município; nesta terça-feira (07) a USF Boa Vista III receberá as atividades. Já na quarta-feira (08), é a vez da USF Aloísio Pinto e Boa Vista I. A USF Cohab II será beneficiada na quinta-feira (09). Já na próxima semana, no dia 13, os serviços chegam até à unidade do Sítio Estivas.

Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)

b14edabc00ae7a5f49e6b006e017867f

bloggif_58bd9887dfb0e

d46b006cef79b3283a437606cc419e6e