UBS Heliópolis realizou mutirão de atendimentos nesta terça (28)

publicado: 28/08/2018 20h58,
última modificação: 28/08/2018 20h58

Feira de Saúde beneficiou pacientes da unidade com ações de promoção à saúde

28 de agosto de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (28), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Heliópolis, uma Feira da Saúde para os pacientes que integram o serviço. A iniciativa aconteceu em parceria com servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e da Secretaria de Educação (Seduc), além da iniciativa privada do município. Durante a oportunidade, foram disponibilizadas ações educativas e de promoção à saúde, com o objetivo de reunir os pacientes portadores de doenças crônicas, em especial hipertensos e diabéticos.

Durante manhã e tarde, foram realizados diversos procedimentos, entre 40 atendimentos médicos e 55 de enfermagem, mais de 300 testes rápidos e 33 vacinações entre crianças e adultos. Também houve atendimento de fisioterapia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e psicológica, testes de glicemia e exames de saúde bucal e vacinação. Entre os participantes, o aposentado José Alves, de 67 anos, já estava há três anos sem ir ao médico. “Nessa ação de hoje consegui atualizar todos os meus exames e agora pretendo me cuidar mais. Vou começar uma dieta e fazer caminhadas no parque”, declarou.

A população foi beneficiada ainda com contação de histórias, aula de zumba, emissão do Número de Identificação Social (NIS) do Cadastro Único e da carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e palestras educativas com profissionais do Núcleo de Assistência à Família (Nasf) e estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE).

O momento também contou com a presença da titular da pasta, Nilva Mendes, além das coordenações do setor de Atenção Básica. “Disponibilizamos todos esses serviços diariamente, mas nessa mobilização temos o intuito de realizar o diagnóstico precoce de algum problema e, consequentemente, agilizar o processo de tratamento”, afirmou a secretária de Saúde.

Texto e fotos: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109