Setembro Amarelo promove atividades de prevenção ao suicídio

publicado: 12/09/2018 11h30,
última modificação: 14/09/2018 11h31

Campanha segue até o dia 28 de setembro em Garanhuns

12 de setembro de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, promove, ao longo deste mês, uma programação em alusão ao Setembro Amarelo; campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Desde o início do mês, os pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial de Garanhuns (Caps’s), estão vivenciando atividades relacionadas à campanha. Além de um cronograma de palestras que será realizado em instituições de ensino públicas e privadas, bancos e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

Já na próxima quarta-feira (20), os pacientes dos Caps’s e seus familiares serão beneficiados com uma atividade ao ar livre, promovida no Parque Euclides Dourado, e que vai contar com a presença de um profissional de educação física, uma psicóloga e um arte educador, que vão abordar temas como a prevenção ao suicídio e qualidade de vida.

O dia D e encerramento da programação acontecerá no dia 28 de setembro, no Largo do Colunata, das 09h às 12h, onde haverá a distribuição de material informativo sobre a prevenção ao suicídio, aferição de pressão arterial e glicose, auricoloterapia (técnica de usar pontos no ouvido externo para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo), atividades lúdicas e palestra com a psicóloga Geane Melo, acerca do tema “Sofrimento Psíquico”.

Como buscar ajuda — Atualmente, o município de Garanhuns dispõe de profissionais capacitados à orientação dentro da Rede de Atenção Psicossocial, mais especificamente nos dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD e Caps Flores). Além das equipes das Unidades Básicas de Saúde, que contam com psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), e funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Texto: Aquilles Soares