Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizam visitas técnicas pelo estado

publicado: 13/01/2017 14h39,
última modificação: 13/01/2017 14h39

Encontros aconteceram nessa quinta-feira (12), com o objetivo de atrair o empreendedorismo inovador para Garanhuns

por AQUILLES SOARES

Servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SED) realizaram nessa quinta-feira (12) uma visita técnica ao Armazém da Criatividade, em Caruaru, e também ao Porto Digital e Portomídia, em Recife. A finalidade das visitas foi conhecer ações capazes de unir empreendedorismo e inovação, focando nos jovens, e que possam ser aplicadas em Garanhuns, sempre buscando a geração de novos negócios.

Entre os visitantes estiveram presentes a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins, a gerente de desenvolvimento, Priscila Belens e o gerente de TI da Secretaria de Planejamento, José Augusto. Em Caruaru, os representantes municipais foram até o Armazém da Criatividade onde, em conjunto com o analista de inovação, Hudson Oliveira, conheceram o ambiente e todos os serviços oferecidos pela instituição.

O Armazém da Criatividade conta com incubadora, espaços empresariais de alto padrão, salas de treinamento, laboratórios para experimentação e prototipação de projetos e produtos inovadores, coworking (que se trata do compartilhamento de espaços e recursos disponíveis em escritórios); além de uma unidade da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), facilitando o acesso a linhas de crédito especiais para iniciativas inovadoras.

Em Recife, no Porto Digital, em contato com o diretor de inovação e competitividade empresarial, Guilherme Calheiros, os servidores foram apresentados aos requisitos e o processo de implantação dos Armazéns da Criatividade em outros municípios. Visando expandir a área em Garanhuns, já durante a atual gestão. Investindo sempre em inovação para estimular a economia criativa no município.

A titular da pasta de Desenvolvimento Econômico ressaltou a importância do momento como objetivo para trazer políticas de tecnologia para a esfera municipal. “Essa visita foi um pontapé inicial para que possamos estudar o processo de instalação dessas plataformas em Garanhuns. A partir de então vamos analisar propostas e encaminhamentos. Para isso, é essencial que haja uma reunião com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, para oficializar a intenção de Garanhuns em instalar esse processo. Sabemos também que nosso município comporta uma plataforma intermediária, que pode trazer inovações por meio de ações de empreendedorismo, coaching (instrução profissional), experimentação e crédito”, finalizou a titular da pasta.

Armazém da Criatividade

Porto Digital 2