Potencial Turístico


Cidade polo do Agreste Meridional pernambucano, cravejada entre sete colinas e fontes de água mineral, Garanhuns atrai centenas de turistas todos os anos. Com um clima agradável, rica em manifestações culturais, a “Suíça Pernambucana” se destaca por produzir e receber grandes eventos como o famoso Viva Dominguinhos, no mês de abril, o Festival de Inverno, em julho, ou a Magia do Natal, nos meses de novembro e dezembro, encantando multidões do Brasil inteiro.

Pelo seu diversificado comércio e oferta de serviços, tem no turismo um importante fator de desenvolvimento, oferecendo ao visitante uma rede de bons restaurantes, bares e hotéis. Esse processo de desenvolvimento do trade turístico está acontecendo graças a posições assumidas pelo Governo Municipal, com o entrelaçamento entre turismo, cultura e produção artesanal.

Garanhuns possui o único Relógio de Flores do Norte e Nordeste, construído em 1979 na praça Tavares Correia. O relógio tem quatro metros de diâmetro e funciona a cristal de quartzo, os números são feitos com plantas e flores, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade.

Outro ponto turístico que atrai muitos visitantes é o mirante do Cristo do Magano que foi instalado numa das sete colinas da cidade – a do Magano – e fica a 1.030 metros de altitude, oferecendo uma das mais belas vistas da cidade de Garanhuns.

O Parque Euclides Dourado, também conhecido como Parque dos Eucaliptos, é o maior parque da cidade, rodeado de eucaliptos, conta com diversos aparelhos de lazer, como pista de cooper, quadras de esportes, pista de skate, parque infantil, academia da cidade e a biblioteca pública. Garanhuns também conta com uma reserva ambiental bem no centro da cidade, o famoso “Pau Pombo”, que na verdade se chama Parque Ruber van der Linden.

A cidade também se destaca pelo turismo religioso com visitas a locais de caráter histórico e religioso, o Santuário da Mãe Rainha de Schoenstatt, é um lugar de paz, oração e de santificação para todos que lá chegarem com fé. Além do Santuário da Mãe Rainha, Garanhuns conta ainda com o Seminário São José que foi fundado em 1926 e é centro de Pastoral, sediando reuniões periódicas do Clero Diocesano, assembleias e cursos pastorais, já o Mosteiro de São Bento tem data de construção 1940 e lembra os mosteiros beneditinos da Idade Média, funcionando como escola de formação de monges, fabrica hóstias e hospedaria.

A “Cidade das Flores” encanta por sua beleza, cultura e povo acolhedor, cenário que serviu de inspiração para diversos artistas, como o grande mestre Luiz Gonzaga, que cantou:

“Conheço uma cidade bem pernambucana
Que todo mundo chama de Suíça brasileira
Água pura, clima frio na realidade
Garanhuns é uma cidade linda e tão brejeira
Garanhuns, cidade serrana
Garanhuns, cidade jardim
Garanhuns, cidade das flores de amores sem fim
Garanhuns, terra de Simôa
Garanhuns, que terrinha boa
Garanhuns, onde o Nordeste garoa
Onde o Nordeste garoa”