Serviço de Atenção Domiciliar completa um ano de implantação, em Garanhuns

Programa já atendeu mais de cem pessoas no município, por meio de acompanhamento integrado na moradia do paciente […]

Leia mais…

publicado: 27/01/2023 12h53,
última modificação: 27/01/2023 12h53

Nesta quinta-feira (26), o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), completa um ano de sua implantação, em Garanhuns. O SAD faz parte de um conjunto de ações de atenção à saúde, previstas no plano de governo do prefeito Sivaldo Albino. O programa foi inaugurado pela Secretaria de Saúde com foco principal na promoção, prevenção e tratamento com reabilitação de doenças, de forma integrada, na moradia do paciente.

O Serviço de Atenção Domiciliar também busca promover a continuidade no cuidado, realizado de acordo com a necessidade de cada paciente, com equipe multiprofissional. O SAD é composto por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais, que intercalam suas visitas, para pessoas que residem na área urbana ou rural, independente de faixa etária.

Ao todo, mais de 100 pacientes já passaram pelo SAD; e atualmente 55 pacientes estão sendo acompanhados pelo serviço. Destes, 27 fazem uso de curativos com materiais especiais, e são acompanhados por um enfermeiro estomaterapeuta – que promove assistência e cuidado de pessoas com estomias, feridas (agudas e crônicas), entre outros.

Um total de 14 pacientes já apresentaram melhora em suas condições clínicas e receberam alta do programa. Além disso, é possível observar a evolução em muitos quadros, com pessoas que voltaram a se alimentar por via oral, sem precisar de sonda; outras que saíram da condição de acamado e voltaram a andar; e outras apresentam cicatrização de feridas.

“O SAD é uma das grandes conquistas da nossa gestão, e que tem proporcionado avanços no tratamento de vários pacientes. Agradeço ao prefeito Sivaldo Albino pela sensibilidade e por acreditar neste programa, quem ganha é a população”, completa a secretária de Saúde, Catarina Tenório. As pessoas que precisam do serviço podem manter contato com a equipe da sua respectiva Unidade Básica de Saúde (UBS); ou ir até a sede do Serviço de Atenção Domiciliar, localizada rua Agamenon Magalhães, nº 31A, no bairro São José; ou telefonar para o número (87) 9 8835-5005.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Fotos: Ailton Vieira (PMG)