GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Notícias Série de capacitações sobre acessibilidade teve início em Garanhuns

Notícias

Série de capacitações sobre acessibilidade teve início em Garanhuns

A primeira palestra foi realizada na manhã desta segunda-feira (20) da ASSESSORIA DE IMPRENSA Tendo como temática principal a acessibilidade, foi iniciada hoje (20), em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, uma série de palestras e oficinas. Realizada pelo Conselho...

Publicado em

A primeira palestra foi realizada na manhã desta segunda-feira (20)

da ASSESSORIA DE IMPRENSA

Tendo como temática principal a acessibilidade, foi iniciada hoje (20), em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, uma série de palestras e oficinas. Realizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência, a primeira palestra aconteceu no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). A iniciativa faz parte do Projeto de Fortalecimento do Comud e visa fortalecer o conselho por meio da aquisição de equipamentos acessíveis para serem utilizados pelo órgão e orientação dos conselheiros e profissionais das organizações que atuam com pessoas com deficiência.

Neste primeiro encontro, foram discutidos três temas principais: a interação democrática entre Estado e sociedade civil como instrumento de fortalecimento da democracia participativa; o fortalecimento dos direitos humanos como instrumento transversal das políticas públicas e de interação democrática e a promoção e proteção dos direitos das pessoas com deficiência e garantia da acessibilidade igualitária.

O juiz da 2ª Vara Cível e coordenador do curso de Direito da Aesga, Márcio Bastos Sá Barretto, foi o responsável pela abertura do encontro e falou sobre a importância das palestras contínuas. “O que visa a lei, na verdade, é a inclusão social da pessoa portadora de deficiência. Independentemente da deficiência que ela possui. Para que ocorra essa inclusão, é necessário que sejam adotadas medidas, através de políticas públicas como medidas efetivas em estruturas físicas. Então, o que se busca com esse ciclo de palestras que se inicia hoje, é exatamente chamar a atenção dos membros do conselho e demais servidores sobre o que vai mudar com a implantação desta legislação”, finalizou.

O projeto foi criado em 2013, pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comud), em parceria com a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura de Garanhuns. A capacitação acontecerá em várias etapas, com dias alternados, seguindo até o dia 15 de julho, e irá abordar vários temas – entre eles, os direitos da pessoa com deficiência, a Lei Brasileira da Inclusão (LBI), a questão da acessibilidade urbanística, a locomoção da pessoa cega e também contará com um curso de libras.

O coordenador do Comud, Jarbas Trindade, falou sobre o envolvimento de diversas instituições no momento. “Este ciclo de palestras é dirigido à sociedade, aos conselheiros e também as secretarias, como a Secretaria de Saúde, já que temos vários postos de saúde, é importante que tenha algum profissional no local com essa formação em acessibilidade; a Secretaria de Assistência Social com os seus Cras’s e a Secretaria de Educação, com os professores que trabalham nas salas de recursos especiais. A participação desses profissionais nessa capacitação é de fundamental importância”, disse.

IMG_2167 IMG_2174


Fotos: Aquilles Soares – Secom/PMG
Data: 21/06/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109

 

Redimensionar Fonte
Contraste