Profissionais da área discutiram medidas para prevenção e controle dos vetores de transmissão
por AQUILLES SOARES
09 de março 2017
Foi realizado durante a última quarta (08) e quinta-feira (09), o Seminário “Arboviroses: Vigilância, Promoção da Saúde, Prevenção e Controle”. O encontro aconteceu no bairro de Boa Viagem, no Recife, e contou com a participação do secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Gois. O momento reuniu representantes de diversos segmentos da saúde em Pernambuco, discutindo políticas públicas para o enfrentamento e controle destas doenças.
O evento foi organizado pelo Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Por meio de oficinas e rodas de conversa os profissionais puderam trocar experiências acerca de quais medidas os municípios podem tomar para controlar as arboviroses. O momento contou com a participação dos médicos nipônicos Kyoko Sawabe e Motoyuki Yuasa, que discutiram estratégias para controle das arboviroses no Brasil.
A ideia é reunir as informações levantadas com o intuito de aprimorar as medidas preventivas destes vetores em Garanhuns, explica o titular da pasta no município, Alfredo de Góis. “Este momento foi importante para que possamos ter essa troca de conhecimentos e trazer de outros países experiências que obtiveram êxito no combate destes males”, declarou o secretário.
Arboviroses – São as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. O vírus arbovirose é adquirido pelo vetor através do contato com um ser humano ou com um animal contaminado e é transmitido às pessoas durante a picada.
Fotos: Divulgação