Secretário de Saúde de Garanhuns participa de evento estadual

publicado: 13/02/2017 17h10,
última modificação: 14/02/2017 08h12

Evento foi realizado durante a última semana e contou com a presença do titular da pasta em Garanhuns, Alfredo de Gois

por AQUILLES SOARES

Foi realizado durante a última semana, o Seminário de Acolhimento para os Secretários municipais de Saúde Municipais de Pernambuco; relacionado à gestão de 2017 a 2020. O encontro aconteceu entre os dias 09 e 11 de fevereiro no município de Gravatá, localizado no Agreste Meridional, e teve à frente da organização o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE). O titular da pasta em Garanhuns, Alfredo de Gois, esteve presente no sábado (11), coordenando a mesa de atividades sobre Gestão Financeira e Orçamentária do Sistema Único Saúde (SUS) e Blocos de Financiamento.

Entre as discussões, destacaram-se as temáticas dos repasses federais e estaduais para as secretarias de cada cidade, com a participação de Daniel Faleiro, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), que abordou o tema sob uma visão que engloba todo o país. No âmbito local, o diretor geral de planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Humberto Maranhão Antunes, falou sobre os financiamentos referentes à Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária (Pefap), ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a assistência farmacêutica e aos Hospitais de Pequeno Porte (HPP’s).

Diversos secretários municipais também participaram do debate, onde trocaram experiências sobre temas como a Atenção Básica, Média e Alta Complexidade (MAC), Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Investimento e Gestão. O secretário municipal de Saúde de Garanhuns aproveitou o encontro para a articulação de políticas conjuntas entre os municípios. “Na ocasião, além de trocar experiências, também pudemos direcionar algumas ações que as secretarias podem articular de maneira conjunta. Por isso, considero esse seminário bastante exitoso; já que também tiramos nossas dúvidas com representantes de diversas esferas que compõem a gestão da saúde em nosso estado”, declarou Alfredo de Gois.

Secretário de Saúde de Garanhuns participa de evento estadual- arquivo secom - 120217 (1)

Data:13/02/2017
Atendimento à imprensa: