GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Secretaria de Saúde vai ampliar pontos de coleta de triagem neonatal

Saúde

Secretaria de Saúde vai ampliar pontos de coleta de triagem neonatal

  Capacitação foi realizada para profissionais que vão realizar ‘teste do pezinho’ em Garanhuns 17 de setembro de 2019 A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos setores de Atenção Básica e Educação Permanente, promoveu nesta segunda (16) e terça-feira...


 


Capacitação foi realizada para profissionais que vão realizar ‘teste do pezinho’ em Garanhuns

17 de setembro de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos setores de Atenção Básica e Educação Permanente, promoveu nesta segunda (16) e terça-feira (17), uma capacitação voltada para profissionais de saúde do município, com o objetivo de realizar a triagem neonatal biológica, mais especificamente o ‘teste do pezinho’, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Centro de Especialidades da Mulher e da Criança (Cesmuc) e Centro de Especialidades Luís Lessa (CELL). A medida vai descentralizar a realização do teste, que é essencial para o diagnóstico precoce de doenças em recém-nascidos, facilitando também o deslocamento da população de Garanhuns até os pontos de coleta.

Durante a semana, mais de 80 profissionais de enfermagem das unidades, além residentes, e alunos do internato do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), passaram pelo treinamento, no auditório do Centro de Especialidades da Mulher e da Criança, em parceria com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Vª Gerência Regional de Saúde (Vª Geres).

Na ocasião, os participantes compreenderam, de forma teórica, o período de realização do exame, métodos de coleta, além do monitoramento e encaminhamento do material de triagem. “É uma capacitação onde abordamos o papel do profissional, a história da triagem, e formas de monitoramento. Visando melhorar os indicadores de neonatal, com pontos de coleta próximos aos locais onde as pessoas moram. Além do trabalho de pré-natal, consultas de puericultura e trabalhos de divulgação sobre a importância do teste do pezinho”, declarou a coordenadora da Triagem Neonatal Biológica, Telma Costa de Albuquerque.

Com a iniciativa, serão estabelecidos 40 novos pontos de coleta, distribuídos em bairros, comunidades quilombolas — atendendo as medidas da Política Municipal de Saúde Integral à População Negra, e distritos do município. “É um avanço muito importante que estamos promovendo, pois, somos o primeiro município do Agreste a descentralizar os pontos de coleta de triagem neonatal. Ampliar o número destes locais significa beneficiar diretamente a população, e aprimorar os atendimentos dos profissionais de saúde, com o diagnóstico precoce e tratamento de doenças congênitas”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes.

Teste do pezinho — Com a realização do teste do pezinho é possível diagnosticar precocemente e tratar hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística e outras doenças. O procedimento deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê, por ser um período oportuno para que seja realizada a intervenção adequada.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Com informações e fotos da Secretaria Municipal de Saúde
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

 

Redimensionar Fonte
Contraste