GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Inicio Saúde Secretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti

Saúde

Secretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti

[...]Leia mais...


 

Ações intersetoriais estão sendo promovidas visando a prevenção e controle de arboviroses

19 de setembro de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Nacional de Combate à Dengue em Garanhuns (PNCD-GUS), e do setor de Vigilância em Saúde, tem intensificado as ações de prevenção e controle de arboviroses. Para isso, profissionais de diversos órgãos da municipalidade seguem atuando, em parceria com a pasta, com o intuito de promover medidas de combate nas comunidades, bairros e distritos de Garanhuns.

Nesta quinta-feira (19), o distrito de São Pedro, na área rural do município, recebeu o trabalho de mais de 30 agentes comunitários de endemias (ACE’s), que realizaram um mutirão de busca ativa de larvas do Aedes aegypti — transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus — além do tratamento focal nas casa da localidade. 

A aproximação do verão também provoca o aumento das temperaturas e chuvas constantes, tornando o período propício para proliferação do vetor. Desta forma, a população deve permanecer atenta às condições de armazenamento de caixas d’água, vasos, garrafas, entre outros reservatórios. “Os agentes fazem o trabalho deles, mas, se eu como cidadã não fizer minha parte. Acho que nossa comunidade tem que ter mais consciência, cada um fazendo sua parte”, afirmou a aposentada Maria Socorro Acioli, que é moradora do distrito.

Amanhã (20), a equipe da Secretaria de Saúde, vai realizar um novo mutirão, desta vez com foco na limpeza e coleta de reservatórios inutilizados, que possam servir como foco para reprodução do mosquito. “Mais de 90% dos focos se encontram nos domicílios. Por isso, a melhor forma de se evitar o mosquito é não criando condições viáveis para sua sobrevivência. Seguimos traçando estratégias de combate, mas o papel da população também é importante”, pontuou o coordenador do PNCD-GUS, Anilson Leite.

Outras ações de prevenção e controle seguirão sendo desenvolvidas no distrito e em outras localidades, buscando reduzir ao máximo os índices de infestação de larvas, e consequentemente, os casos de arboviroses no município.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)

Texto e fotos: Aquilles Soares — (Secom/PMG)

Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

 

 

Redimensionar Fonte
Contraste