GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Secretaria de Saúde de Garanhuns segue vacinando contra HPV

Saúde

Secretaria de Saúde de Garanhuns segue vacinando contra HPV

Crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos devem ir até às UBS’s para tomar a primeira dose da vacina do HPV e a meningococo C, que previne contra a meningite de tipo C por AQUILLES SOARES A Prefeitura de...

Crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos devem ir até às UBS’s para tomar a primeira dose da vacina do HPV e a meningococo C, que previne contra a meningite de tipo C

por AQUILLES SOARES

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue oferecendo a vacina contra o HPV, para meninos entre 12 e 13 anos; e meninas de 9 a 14 anos de idade. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina está disponível nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, desde o dia 02 de janeiro.

A mobilização visa proteger os meninos contra o câncer de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente ligadas ao vírus. Já nas meninas, o foco é prevenir o câncer de colo uterino, de vulva, vaginal e anal; além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções. Para completar o processo de imunização os adolescentes devem tomar duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. A ideia é ampliar a faixa etária obrigatória para este tipo de vacina nos meninos, de forma gradual, até 2020, quando estarão incluídos todos dos 9 aos 13 anos de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde a expectativa é que mais de 3,6 milhões de meninos sejam imunizados no Brasil este ano. Em Garanhuns, a procura de ambos os gêneros pela vacina ainda é baixa, mas deve crescer nas próximas semanas. “Acredito que essa adesão vai aumentar, até porque estamos em um período de férias e muitos jovens estão viajando. Porém em fevereiro o número de pessoas imunizadas deve aumentar”, comentou a coordenadora do PNI municipal, Luciana Souto.

Além da primeira dose do HPV os jovens também receberão a vacina meningococo C, que previne contra a meningite do tipo C. Os interessados podem procurar a UBS da localidade onde residem das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira. É necessário que a pessoa esteja munida da carteirinha de vacinação e do cartão do SUS. Por enquanto, não há data final para a imunização.



Foto: Divulgação
Data: 11/01/2017
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109

Redimensionar Fonte
Contraste