GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Notícias Secretaria de Saúde amplia rede de serviços para realizar testes rápidos da Covid-19

Notícias

Secretaria de Saúde amplia rede de serviços para realizar testes rápidos da Covid-19

Testagem será expandida para unidades específicas e Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid -19 de Garanhuns 13 de agosto de 2020 Com o cenário caracterizado pela interiorização do contágio pela Covid-19 em Pernambuco, a Prefeitura de Garanhuns, por meio...

Publicado em

Testagem será expandida para unidades específicas e Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid -19 de Garanhuns

13 de agosto de 2020

Com o cenário caracterizado pela interiorização do contágio pela Covid-19 em Pernambuco, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue adotando estratégias que buscam realizar o diagnóstico precoce da doença na população infectada. Desta forma, a oferta de testes rápidos para pacientes com sintomatologia de síndrome gripal, também está sendo expandida nos serviços de saúde do município que atendem casos suspeitos da doença.

Desta forma, os testes passarão a ser realizados também nas Unidades Básicas de Saúde (USB’s) do programa “Saúde da Hora”, que estão funcionando em horário estendido; e também nas unidades situadas na área rural do município, evitando assim, que a população destas localidades precise se deslocar para realizar o procedimento. Considerando também os públicos-alvo e as indicações do Ministério da Saúde.

Assim, 12 unidades do município passam a contar com testes rápidos para detecção ou descarte do Sars-Cov-2 em pacientes previamente monitorados e triados pela equipe de saúde. São elas: Bela Vista I,  Cohab II, Heliópolis I,  Indiano II, Magano 1 e 3 (unidade dupla); na área urbana. Além das UBS’s Estivas, Iratama, Miracica I, II e II, São Pedro e Sítio Jardim.

Outro dispositivo que contará com os testes será o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid -19. Em Garanhuns será instalado um centro  do tipo II, para atendimento de casos suspeitos e confirmados de infecção pelo Sars-Cov-2, possibilitando o diagnóstico e tratamento imediato para os casos positivos.

Para que o procedimento seja realizado de acordo com todos os protocolos recomendados, equipes da Secretaria estão sendo capacitadas; entre eles residentes e internos de medicina e acadêmicos da ação “O Brasil Conta Comigo”, que é coordenada pelos ministérios da Educação e Saúde, e convoca estudantes da área de saúde para atuar no combate à pandemia dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os testes seguirão o fluxograma pré-estabelecido pela Secretaria, sendo exclusivos para as pessoas que apresentam sintomas há 10 dias ou mais, e estão sendo monitoradas por profissionais dos setores de Atenção Básica, Núcleo Ampliado à Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) e Vigilância Epidemiológica. Este protocolo deve ser seguido, com o objetivo de garantir um mapeamento preciso de infectados, com emissão dos resultados para confirmação ou descarte do novo coronavírus em até 15 minutos.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa – (ACSI)

Fotos cedidas pela Secretaria de Saúde

Redimensionar Fonte
Contraste